Universidade italiana assina acordo de cooperação com a Ufal

Acordo de cooperação envolve Ufal, Universidade de Ferrara e Governo de Alagoas

Jhonathan Pino - jornalista

O reitor Patrício Bianchi, da Universidade de Ferrara, localizada no norte da Itália, esteve em Maceió no último dia 24 para assinar acordo de cooperação internacional entre a Universidade Federal de Alagoas, o Governo do Estado e a Universidade italiana. Esse acordo visa a criação de um Programa de Mestrado Profissional em Gestão Costeira.

A reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria e contou com a presença do reitor em exercício, Eurico Lôbo, do reitor Patrício Bianchi, da Universidade de Ferrara, de representantes da Associação dos Hotéis e Pousadas de Maragogi, do Instituto do Meio Ambiente, da Universidade de Ciências Médicas de Alagoas, da Secretaria de Recursos Hídricos e da Secretaria de Planejamento do Estado, além de professores da Ufal e do diretor do Master Eco-Polis, Gianfranco Franz.

A Master Eco-Polis é um programa da Universidade de Ferrara, que através de convênios com outras instituições, desenvolve cursos e seminários com o fim de capacitar gestores em regiões de área costeira. A reunião serviu para que as universidades assinassem um acordo cultural, educacional e científico visando atender outros projetos de desenvolvimento para o estado alagoano.

Inicialmente a Ufal participa do projeto com a presença de pesquisadores atuando academicamente no Mestrado Profissional Eco- Polis. Além disso, A Universidade de Ferrari pretende juntamente com outras universidades europeias, pleitear recursos do Programa Erasmos Mundus, com vistas ao intercâmbio internacional de alunos e professores da Ufal nas diversas áreas do conhecimento, sobretudo naquelas que são prioritárias para as atuais políticas de desenvolvimento sustentável do Estado de Alagoas.

Conforme o reitor Eurico Lôbo “essa ação envolvendo assessoria internacional, pró-reitorias e unidades acadêmicas em conjunto com a Universidade de Ferrara não deve ser a única em relação as políticas de desenvolvimento formuladas pelo Governo do Estado. A vontade institucional da Ufal é ampliar as ações para diversas áreas”, disse ele.

Ações do Governo do Estado começaram em Maragogi

A cooperação entre as universidades é fruto do sucesso alcançado pelo “Seminário Internacional sobre Gestão do Desenvolvimento de Áreas Costeiras” realizado em setembro de 2009 na cidade de Maragogi, que culminou no Programa de Gestão Integrada da Costa dos Corais, promovido pelas universidades envolvidas e o Governo do Estado.

O Programa pretende preparar uma equipe de alto nível de conhecimento, para a criação de projetos focados no desenvolvimento sustentável do Litoral Norte, com o foco nas Costa dos Corais. Para isso serão enviados dez técnicos e funcionários do Estado para o Master Internacional Eco-Polis. As atividades desse programa serão desenvolvidas no Brasil, na Itália e Chile.

Na reunião, o reitor italiano apresentou as áreas de maior desenvolvimento da Universidade de Ferrara, fundada em 1392, e ressaltou que estudantes de 50 países já estudam em Ferrara, servindo de ponto de intercâmbio cultural. “A nossa idéia é que a Universidade possa agir como catalisadora interna e externa do conhecimento” ressaltou Bianchi.