CNPq concederá R$ 57,2 milhões para bolsas de pós-graduação
- Atualizado em
Assessoria CNPq
Está aberto o prazo para a submissão de propostas à segunda chamada do edital 70/2009. A iniciativa do CNPq/MCT pretende consolidar o fortalecimento da pós-graduação em áreas estratégicas. Serão concedidas bolsas de mestrado e doutorado diretamente a orientadores dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao todo serão investidos R$ 57,2 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Para concorrer ao cronograma 2, os pesquisadores podem submeter propostas até 17 de maio. As contratações estão previstas para ocorrer a partir de 20 de julho. Os projetos devem ter o prazo de execução de dois anos para o mestrado e de quatro anos para o doutorado. Cada pesquisador pode solicitar apenas uma bolsa para cada modalidade.
O proponente deve ter título de doutor, vínculo com a instituição executora, ser orientador de programa de pós-graduação credenciado na Capes e ter experiência comprovada na formação de recursos humanos e na execução de projetos em pelo menos uma das áreas temáticas listadas no edital. A chamada receberá projetos dentro das áreas estratégicas de ciências exatas e da terra; engenharias; agrárias; ciências da saúde e interdisciplinares.
O edital está disponível neste link