Proex lança Agenda de Cultura

A Pró-reitoria de Extensão lançou a “Agenda Proex Cultura”, que tem como objetivo divulgar as atividades planejadas pelas pró-reitorias, unidades acadêmicas e pelos equipamentos culturais da Ufal, que apresentem ações cadastradas na Proex. A primeira edição tem 3 mil exemplares e será distribuída entre estudantes, professores e técnicos administrativos dos Campi. O trabalho contou com a parceria da Assessoria de Comunicação.

Dividida em oito editorias: Especial; Seminários, Palestras e Encontros; Mostras e Exposições; Cursos, Jornadas e Eventos Científicos; Apresentações, Feiras e Concursos; Exibições e Lançamentos; Serviços, e Equipamentos Culturais, a Agenda abrange os meses de abril e maio e apresenta como matéria especial o Programa Conexões de Saberes, que está presente em diversas comunidades e é composto por cinco projetos: Pré-Vestibular Comunitário, Projeto vizinhança, Educação Complementar, Cidadania e Escola Aberta.

A Agenda Proex Cultura é uma das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão, juntamente com a equipe da Proex, que nos dois últimos concursos recebeu três produtoras culturais: Anna Rodrigues, Nicolle Freire e Simone Cavalcante, que têm a função de trabalhar as ações culturais.

Segundo o Pró-reitor de Extensão, professor Eduardo Lyra, essa iniciativa é importante para incentivar a participação dos alunos, professores e técnicos nos eventos culturais, além de difundir os espaços destinados a exposições, como o Museu Théo Brandão e a Pinacoteca Universitária, bem como criar a cultura de registrar as ações que são realizadas no âmbito da Universidade.

“A forma como as atividades estão sendo distribuídas e mostradas na agenda desperta em nós, leitores, a curiosidade pelos temas, bem como a organização, e impressão em cores bem vibrantes fazendo-nos aguçar a vontade de folheá-la. Além do que podemos levá-la para qualquer lugar, ao contrário do que acontece com as versões on-line, pois não ficamos apenas a mercê da internet”, diz Cristiano Kriko, professor e escritor.

A agenda será publicada bimestralmente. Para que as atividades sejam contempladas na próxima edição, que abrangerá os meses de junho e julho, os coordenadores de programas e ações de extensão terão até o dia 30 de abril para cadastrar suas atividades no setor de projetos da Proex.