Campus Arapiraca desenvolve projeto em parceria com programa estadual
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
A caracterização racial e de tipo produtivo de rebanhos leiteiros no Estado de Alagoas é tema de estudo a ser desenvolvido, a partir deste mês de maio, pelo curso de Zootecnia do Campus Arapiraca. O projeto será desenvolvido com bovinos adultos de propriedades rurais daquela região atendidas pelo Programa “Alagoas com o Balde Cheio”, tem a coordenação de Tobyas Maia de Albuquerque Mariz, e conta com a participação de um técnico do programa estadual e quatro estudantes pesquisadores.
De acordo com o professor Tobyas Mariz, a atividade será realizada em conjunto com mais três projetos que estão sob a coordenação dos professores Janaína Martuscello, Raquel Moreira Melo e Daniel de Noronha, também do curso de Zootecnia, também aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (Pibip-Ação) 2010.
“As propriedades rurais atendidas pelo programa “Alagoas com o Balde Cheio” também serão contempladas com estudos nas áreas de forragicultura, parasitologia, além da qualidade do leite”, complementa o professor Tobyas.
Ao falar sobre a importância do projeto, Tobyas Mariz enfatiza que terá reflexos bastante positivos na economia local, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sócio-econômico da região Agreste. “Vamos aprimorar e capacitar os produtores quanto à seleção de animais de tipo racial e produtivo leiteiro adequados, o que lhes possibilitará melhores rendimentos”, frisa.
Ao término das pesquisas, será feito um encontro com os produtores rurais, denominado “Dia do Leite”, cuja programação contemplará palestras para capacitação vinculadas aos temas.