Contagem regressiva para início da Expofísica 2010
Evento mostra uma aplicação prática da Física ao nosso dia a dia, estimulando alunos da rede pública e particular a se aprofundarem na ciência.
- Atualizado em
Madalena Fernandes – estudante
A Expofísica 2010, que será realizada a partir desta quarta-feira, 26, até a sexta-feira, 28, apresentará para mais de mil alunos do ensino médio de 21 escolas do interior e da capital, onde são aplicados os fenômenos físicos estudados em sala de aula, através dos temas: a física do corpo humano, dos esportes radicais, da música e a física em ligação com o meio ambiente. A abertura será às 8h desta quarta-feira, no Instituto de Física.
Os preparativos dos estandes e as apresentações, nos laboratórios do Instituto de Física do Campus Maceió, estão sendo desenvolvidas por alunos do curso e este ano conta com a participação dos alunos de Meteorologia. Para o professor Marcelo Lyra, a Expofísica é uma forma de aproximar os alunos da ciência. “Os acadêmicos conseguem fixar os conteúdos estudados, por que são eles mesmos quem produzem”, garante o professor.
Além de participar dos preparativos para a exposição, os acadêmicos têm também o desafio de apresentar as aplicações da física aos alunos com deficiência auditiva do Centro de Atendimento aos Surdos de Maceió, utilizando notas musicais. Já para os estudantes do ensino médio das escolas da capital e do interior, é uma oportunidade de conhecer uma área profissional que está aberta e que tem a cada ano recebido mais investimentos do governo.
Ao todo, durante os três dias do evento, os alunos visitantes serão divididos em turmas, com exposições nos três turnos. O professor Marcelo Lyra atribui à Expofísica e também as demais atividades de extensão o aumento significativo da procura pelo curso. “Antes, para uma vaga tínhamos menos de um candidato, hoje para uma vaga temos três candidatos concorrendo”, enfatiza Lyra.
O professor do Instituto de Física, Iram Marcelo, ressalta também que o evento é um meio de estimular os estudantes do próprio curso de física a não abandonarem a graduação, o que acarreta na diminuição dos índices de desistência. “além disso, a Expofísica provoca nos estudantes secundaristas o despertar pelas pesquisas, pois temos na física, muitos problemas que ainda estão em aberto esperando por estudos mais aprofundados” comenta Iram Marcelo.
A Expofísica conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-reitoria Estudantil (Proest). É um evento realizado anualmente e está na oitava edição. No ano passado o Instituto de Física recebeu cerca de 900 estudantes. Este ano a expectativa é de cerca de 1100 alunos vindos em caravanas de sete cidades do interior de Alagoas (Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca, Anadia, São Miguel dos Campos, Rio Largo e Satuba), além de uma caravana de Paulo Afonso, na Bahia.
Participam também da Expofísica alunos do Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado (Paespe) e alunos do Curso de Licenciatura em Física, na modalidade a distância do Polo de Santana do Ipanema, que visitarão pela primeira vez a Expofísica e o Campus Maceió.