Edufal lança Catálogo 2010 e apresenta novidades

Reitora destaca a importância da Edufal. Ao lado dela, a reitora honorária, Delza Gitaí, e o vice-reitor, Eurico Lôbo

Lenilda Luna - jornalista

Um café da manhã com muitas novidades no cardápio foi realizado na Editora Universitária (Edufal) nesta manhã de quinta-feira, 20. O principal objetivo da reunião foi o lançamento do Catálogo 2010, apresentando cerca de 600 livros editados pela Edufal. A exemplo dos anos anteriores, o catálogo é apresentado em inglês, português e espanhol, além de contar com edições em braille.

A editora Sheila Maluf agradeceu a parceria do Banco Santander, que patrocina o catálogo, e apresentou as outras novidades que vão ajudar na divulgação das produções da Edufal. “Teremos agora uma página no twitter, que tem sido um mecanismo eficiente de divulgação na internet. Com isso, queremos que os acessos ao site da Edufal, que ficam em torno de quinhentas pessoas por dia em média, possam ter um acréscimo”, disse Sheila.

Durante o evento, também foi lançada a 2ª edição do título “Técnicas de Acessibilidade: Criação de uma Web para todos”, de Jalves Nicácio, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O livro foi desenvolvido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de Jalves no Curso de Ciências da Computação, na Ufal. A parceria com o Senai vai permitir que o livro, com orientações para desenvolver programas de acessibilidade na internet, seja distribuído gratuitamente em todo o país.

Terminal de Consulta e ampliação do espaço físico

Mais uma novidade apresentada no café da manhã foi o terminal de consulta, que vai facilitar a localização de informações sobre os livros vendidos na Edufal. Os dados poderão ser acessados pelo código de barra do livro ou digitando palavras-chave no programa de busca.

A reitora Ana Dayse Dorea elogiou o trabalho realizado pela Edufal. “O selo da editora tornou-se referência de qualidade, pelo cuidado que o Conselho Consultivo tem ao selecionar criteriosamente as obras que devem ser editadas, de interesse da comunidade universitária e com o objetivo de valorizar a produção científica e literária do Estado”, destacou a reitora.

Ana Dayse informou ainda que a Edufal vai ganhar um novo espaço físico. O projeto está sendo elaborado e deve ser apresentado à comunidade universitária em breve. “O trabalho da Edufal cresceu muito nestes 27 anos. Essas salas já não comportam o volume de trabalho e de obras editadas”, ressaltou a reitora.