HU faz campanha para evitar cegueira por Glaucoma nesta quarta-feira


- Atualizado em

Tâmara Albuquerque - jornalista

O Hospital Universitário realiza nesta quarta-feira, dia 26, uma campanha de prevenção à cegueira provocada pelo Glaucoma. Profissionais do Serviço de Oftalmologia e de outros setores que darão apoio à iniciativa receberão usuários do hospital e comunidade em geral, no período entre 8h e 15h, no hall dos auditórios, onde uma estrutura será montada para permitir o exame que faz o diagnóstico da doença. Os casos positivos serão imediatamente encaminhados para tratamento, com distribuição gratuita de medicamentos cedidos pelo Ministério da Saúde, através do Projeto Glaucoma SUS.

O dia 26 de maio é o Dia Nacional de Prevenção do Glaucoma. Pelos dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a doença atinge 985 mil pessoas no Brasil. Mas, a grande preocupação dos especialistas é com o volume de cidadãos que são portadores da doença e desconhecem essa condição porque em 80% dos casos não sentem nenhum sintoma. Estima-se que na população brasileira haja cerca de 600 mil pessoas nessas condições.

O Glaucoma é uma doença ocular causada pelo aumento da pressão interna do olho, que provoca lesões no nervo óptico e no campo visual, podendo levar à cegueira, principalmente, quando diagnosticada tardiamente. A doença não pode ser evitada, mas o tratamento impede a cegueira e é realizado com a aplicação de colírios que baixam a pressão intra-ocular ou com medicamentos. Mas, quando o tratamento medicamentoso não resolve, os médicos podem recomendar a cirurgia a laser ou de incisão para impedir a evolução da doença.

A campanha no HU está aberta à comunidade em geral, mas para ser atendido é preciso comparecer ao hospital munido de um documento pessoal, do Cartão SUS e de um comprovante de residência.