Índios da Aldeia Xokó são preparados para o vestibular
- Atualizado em
No ínicio deste mês, a equipe do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Movimentos Sociais, do Projeto Organização e Mobilização Comunitária (POMC) juntamente com o Coordenador de Extensão, professor José Roberto Santos, e dois professores de conexões de saberes, Cláudio Emmanuel, de Química, e Giselda Lyra, de Letras, dirigiu-se à aldeia Xokó para realizar atividades de pesquisa e extensão, inclusive a Aula Inaugural do Pré-Vestibular Indígena a Distância. Já era noite quando o grupo chegou à aldeia e, para surpresa de todos, muitas crianças esperavam ansiosas às margens do Rio São Francisco.
De manhã foi realizada dinâmica com as crianças que plantaram algumas hortaliças. À noite, houve a aula inaugural, com a fala do coordenador de Extensão sobre a importância do Pré-Vestibular, do ex-cacique Heleno, do cacique Bá, de Milena Apolônio (aluna do Pré-Vestibular) e de alguns membros da equipe. Foram apresentados slides com algumas fotos da tribo, que foram recebidas com muita alegria pelos indígenas. Em seguida o índio Anísio Apolônio recitou um poema que resgatava a história da luta e por último o cacique e os demais Indígenas dançaram Toré.
Também foi feito um reconhecimento da área Indígena, inclusive o local onde o Povo retirava argila para fabricação de objetos de cerâmica utilitários, além das atividades com as crianças da tribo relacionadas com a agroecologia e a recreação. As atividades prosseguiram com aplicação do pré-teste da pesquisa que está sendo realizada com as associações dos índios; a dança e canto do toré por parte das crianças; instalações de dois computadores, além, de uma entrevista com o cacique. A equipe técnica ficou muito entusiasmada com o resultado da viagem.