Nova infraestrutura do LCCV tem sua primeira defesa de Mestrado

Os integrantes Clayton Aquino e Romildo Escarpini defenderam na terça-feira, 11, dissertação de Mestrado em Engenharia Civil - Estruturas.


- Atualizado em
Romildo Escarpini e Clayton Aquino felizes com a defesa de Mestrado
Romildo Escarpini e Clayton Aquino felizes com a defesa de Mestrado

Rayssa Lira - jornalista

A manhã da terça-feira, 11, foi mais um marco para o Laboratório de Computação Científica e Visualização da Universidade Federal de Alagoas (LCCV-Ufal). Durante os períodos da manhã e tarde o Espaço Galileu foi palco da primeira defesa de Mestrado ocorrida na nova infraestrutura do Laboratório, inaugurada em novembro passado.

A primeira defesa foi a do integrante do Laboratório, Clayton Tavares Aquino, que orientado pelo professor Severino Pereira Cavalcanti Marques defendeu seu projeto intitulado “Uma Formulação Geometricamente Não Linear da Teoria Paramétrica de Volumes Finitos”.

Fazendo um breve resumo de seu trabalho, Aquino comenta que "com o avanço tecnológico e o emprego de novos materiais nas importantes áreas da ciência e em diversos setores industriais, busca-se compreender seus comportamentos quando submetidos às diversas solicitações e condições ambientais, para tal utiliza-se técnicas computacionais avançadas. Uma técnica alternativa consiste na teoria dos volumes finitos a qual tem apresentado bons resultados em análises de materiais heterogêneos. Este trabalho vem contribuir no desenvolvimento de uma formulação geometricamente não linear da teoria paramétrica de volumes finitos. A incorporação de efeitos não lineares na formulação permitirá a avaliação do comportamento de materiais heterogêneos sujeito a grandes deslocamentos."

Aquino é formado em Engenharia Civil pela Ufal, em 2007, mestre em Estruturas pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Ufal, em 2010, e atua como pesquisador no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em modelagem computacional, atuando principalmente nos seguintes termos: Método dos Elementos Finitos, Métodos dos Elementos de Contorno, Teoria de Volumes Finitos, análise térmica, análise não linear de estruturas, programação orientada a objetos, C++ e Java.

No turno da tarde, foi a vez de Romildo dos Santos Escarpini Filho defender a sua dissertação de Mestrado. Sob a orientação do profesor Severino Pereira Cavalcanti Marques, Escarpini apresentou o trabalho “Análise de Estruturas de Materiais Compósitos Viscoelásticos Lineares Através da Teoria de Volumes Finitos”, à banca formada pelos professores Samir Maghous e Eduardo Nobre Lages, este o último um dos coordenadores do LCCV.

Escarpini, que é também membro do Laboratório, é formado em Engenharia Civil pela Ufal (2007) e mestre em Engenharia Civil na área de Estruturas (2010). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e simulação de linhas de ancoragem e risers, estruturas metálicas, método numérico, micromecânica, método dos elementos finitos, teoria de volumes finitos, viscoelasticidade linear.