Polo Penedo promove curso para ribeirinhos


- Atualizado em

O Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da Universidade Federal de Alagoas, realiza a partir dessa terça-feira, 18, até a sexta-feira, 21 de maio, no município de Penedo, o primeiro curso de extensão “Formação Socioambiental de comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco”. Participam do curso 60 lideranças comunitárias que desenvolvem ações ambientais na região.

A atividade também conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos dos estados de Alagoas e de Sergipe, das prefeituras municipais de Canindé de São Francisco e de Penedo e dos governos de Alagoas e de Sergipe.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental (NEAPP) do Polo Penedo, professor Sérgio Onofre, o objetivo é sensibilizar os agentes multiplicadores da comunidade ribeirinha do Baixo São Francisco. “Ofereceremos instrumentos para as lideranças melhor se expressarem dentro do debate”, disse Sérgio Onofre.

 

Dando início à formação dos ribeirinhos do Baixo São Francisco, o curso tem em sua programação apresentações sobre cadeia produtiva para criação de abelhas nativas, alternativa de geração de emprego e renda para além da época do defeso; diálogos sobre educação ambiental e mobilização social para surgimento de sociedade sustentável na região do Baixo; exibição de vídeos seguidos de debates, bem como atividades em grupo para elaboração de estratégias.

 

Também faz parte da atividade uma visita ao Centro Integrado de Referência (CenIR), uma estrutura sócioeducadora de convergência de ações para revitalização que está em fase de implementação e terá a sede em Penedo. Veja a programação completa em anexo.