Programa de Recursos Humanos do Centro de Tecnologia é aprovado pela ANP

Resultado foi divulgado esta semana no edital 04/2009 do PRH-ANP


- Atualizado em

Rayssa Lira - jornalista

No dia 20 de maio, o Laboratório de Computação Científica e Visualização da Universidade Federal de Alagoas (LCCV-Ufal) inseriu mais um sucesso em seu hall de conquistas. O motivo foi a aprovação de um projeto do Centro de Tecnologia (Ctec) como o melhor projeto do país na Formação de Recursos Humanos na Cadeia do Petróleo e Gás Natural, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O PRH-ANP é um programa que visa incentivar a formação de mão-de-obra especializada para atender as demandas do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para isso, o projeto, através de parcerias com instituições de ensino superior, divulgadas através de editais, prevê a inclusão de cursos de especialização, a fim de capacitar estudantes de graduação, mestrado e doutorado nas áreas supracitadas. O programa já concedeu mais de quatro mil bolsas de 2000 a 2009, em 23 instituições de ensino superior do país.

Neste quarto edital do Programa de Recursos Humanos (PRH), 10 novos programas de diversas Universidades brasileiras foram aprovados. O programa apresentado pelo Ctec, o qual será coordenado pelo professor Eduardo Setton, coordenador geral do LCCV e também professor do Ctec, propôs a criação de um curso de especialização em petróleo e gás para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química, com ênfase em sistemas petrolíferos do pré-sal. A especialização tem duração prevista de dois anos e pretende envolver alunos da graduação, mestrado e doutorado.

“Quero aproveitar esta oportunidade para parabenizar a todos que participaram da elaboração da nossa proposta e dizer que nosso trabalho no Programa está apenas começando”, ressalta Eduardo Setton. A reitora Ana Dayse Dorea diz sentir-se muito orgulhosa e satisfeita com o Centro de Tecnologia por mais essa importante conquista.

Os projetos selecionados serão contemplados com oito bolsas de graduação, quatro bolsas de mestrado, duas bolsas de doutorado, uma bolsa para o professor coordenador e outra bolsa para um pesquisador visitante especialista na área específica de cada programa.

Veja a relação de propostas aprovadas.