Projeto do CT-Infra é assinado

Vice-reitor Eurico Lôbo assina o Infrapesq9

Roberta Batista- estagiária de Jornalismo

O projeto Expansão e Modernização da Infraestrutura de Pesquisa (Infrapesq9) da Ufal foi assinado no dia 7 de abril, no gabinete da vice-reitoria. O projeto já foi submetido à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O resultado definitivo do julgamento será anunciado até dia 30 de julho deste ano.

O momento contou com a participação do vice-reitor Eurico Lôbo, que assinou o projeto, de uma representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Aurineti Pimentel, e de membros do comitê gestor do CT-Infra da Ufal, os professores do Instituto de Física, Madras Viswanathan Gandhi Mohan, Marcos Vermelho e Marcelo Lyra.

“Com a assinatura do Infrapesq9, foi solicitada uma demanda um pouco maior que dez milhões. Já enviamos para a Finep”, esclareceu o professor Gandhi, Coordenador-geral do projeto CT-Infra.

O CT-Infra é um fundo de infraestrutura da Finep. Algumas de suas ações são a criação e reforma de laboratórios, além de compras de equipamentos para pesquisas de grande porte. O intuito é de modernizar e ampliar a infra-estrutura e os serviços de apoio à pesquisa.

Constituem o comitê gestor do CT-Infra da Ufal, o vice-reitor Eurico Lôbo, como presidente, e como membros, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Josealdo Tonholo, os professores do Instituto de Física, Gandhi, Marcos Vermelho e Marcelo Lyra, e o professor do Centro de Tecnologia, Severino Marques.

“Temos que agradecer a esses pesquisadores que realizam um trabalho voluntário em que o grande beneficiário é a Ufal”, ressaltou o vice-reitor.

O projeto é dividido em seis subprojetos, coordenados por docentes da Universidade. Os subprojetos venceram numa avaliação interna, que dentre os critérios institucionais de escolha valorizava a competitividade.

Os seis coordenadores são Gaus Silvestre, vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias; Vandick Batista, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde; Henrique Pacca, do Instituto de Computação; Jandir Hickmann, vice-coordenador do Doutorado em Materiais; Euzébio Goulart, do Instituto de Química e Biotecnologia e coordenador da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio); e Marcos Vermelho, do Instituto de Física.