Projeto Intacta Retina apresenta o filme “Homo Sapiens 1900”


- Atualizado em

Nesta sexta-feira, 28 de maio, o projeto de extensão “Intacta Retina: corpo em movimento, cinema e sociedade” apresenta o documentário “Homo Sapiens 1900”, às 15h, no auditório do Centro de Educação (Cedu). O evento compõe o ciclo de debate II – Biopolíticas e biotecnologias do corpo e das práticas corporais.

Segundo a sinopse do filme, o clássico aborda um tema político: a eugenia e as teorias de limpeza racial que deram origem ao Nazismo. Baseada em extensa pesquisa de fotos e cenas raras de arquivo, Peter Cohen, diretor do filme, discute o assunto como forma de aperfeiçoar a espécie humana e criar um novo homem. Esses conceitos foram pesquisados no decorrer do século XX, com várias tentativas de transformá-los em realidade, da Alemanha de Hitler a União Soviética e os EUA, incluindo muitos outros países. “Este é um documentário muito precioso, onde podemos ver a perseguição por um modelo fascista de ideal humano”, explica o prof. João Carlos Neves, um dos coordenadores do projeto.

 Os ingressos antecipados podem ser retirados gratuitamente, na secretaria do curso de Educação Física. A entrada é franca e o projeto está aberto à participação de toda a comunidade acadêmica, servidores e estudantes, bem como a comunidade em geral. Para os participantes será emitido um certificado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Mais informações no site do projeto ou através do e-mail intactaretina@gmail.com.