Projeto Ufal no Cine Sesi exibe "Os Contos de Canterbury" de Pasolini

Sessão será aberta com apresentação da prof. Ana Cecilia Acioli Lima, da Faculdade de Letras.

Uma das obras primas do mestre do cinema italiano Pier Paolo Pasolini é a próxima atração do Projeto Ufal no Cine Sesi - Cinema, Homem, Imaginário. Em sessão única na sexta-feira, dia 21 de maio, às 20h40, o Projeto exibe o filme "Os Contos de Canterbury", premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 1972.  A entrada para a sessão, em preço único e promocional, custará R$ 5,00.

O filme é a segunda parte da "Trilogia da Vida" filmada por Pier Paolo Pasolini na década de 1970, sendo baseada no livro de mesmo nome do escritor inglês, Geoffrey Chaucer. Também fazem parte da "Trilogia da Vida" de Pasolini os filmes "Decameron" (1972) e "As Mil e um Noites" (1974).

Para introduzir o espectador no contexto da literatura inglesa de Geoffrey Chaucer, antes da exibição do filme a professora da Faculdade de Letras da Ufal Ana Cecilia Acioli Lima fará a apresentação do livro "Os Contos de Canterbury", escrito no século XIV.

Ana Cecília Acioli Lima é professora da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Letras pela Ufal (1988), Mestre em Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), a professora é doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2008).

Inspirado no Decamerão, de Bocácio, o livro de Geoffrey Chaucer é uma coleção de histórias escritas, a partir de 1387, sendo fundamental na consolidação da Língua Inglesa. O livro apresenta narrativas de um peregrino integrante de um grupo que realiza uma viagem pela Inglaterra para visitar o túmulo de São Thomas Becket.

A exibição de "Os Contos de Canterbury" integra o Projeto Ufal no Cine Sesi - Cinema, Homem, Imaginário, coordenado pelo professor Clayton Santos, do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas e pelo Cine Sesi, por meio de ação fomentada pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufal.

Em 31 de março, a atração do Projeto foi o clássico "Acossado", de Jean-Luc Godard. Mais informações através do telefone (82) 3235-5191 ou no site.

Sinopse de “Os Contos de Canterbury”

O filme de Pasolini se baseia nas obscenas histórias de Geoffrey Chaucer. Filmado em locações na Inglaterra, “Os Contos de Canterbury” traz elenco britânico, incluindo Hugh Griffith, Jenny Runacre e Tom Baker. Pier Paolo Pasolini faz no filme as vezes do próprio escritor Geoffrey Chaucer.

No filme, participantes de uma peregrinação a Canterbury decidem contar um conto cada um como forma de passar o tempo. Nas narrativas, Perkin é enganado e se vê forçado a casar com uma mulher mais velha. Há uma viúva  insaciável e um um velho rico que se decide com uma jovem, sendo traído em sua vida conjugal. Nicola, jovem e inocente, conquista a mulher do rico Giovanni. Enquanto isso, dois estudantes se vingam de um ladrão de farinha.

Pier Paolo Pasolini - Direção / Roteiro / Trilha Sonora

Alberto Grimaldi - Produção