Universidades brasileiras participam de Encontro Internacional no México

Delegações de mais de 1.057 universidades de 34 países e cinco continentes irão a Guadalajara para participar do II Encontro Internacional de Reitores Universia, que será realizado entre os dias 31 de maio e 1º de junho. O Brasil será representado por 123 reitores de 156 universidades de todo o país.

Fonte: Portal Universia

Com o lema “Por um espaço ibero-americano do conhecimento socialmente responsável”, o fórum está centrado na discussão do papel da universidade e suas possíveis respostas para as necessidades e demandas da sociedade.

As jornadas na Universidade de Guadalajara, anfitriã do evento, culminarão no processo de debate e criatividade aberto a toda a comunidade acadêmica (docentes, estudantes, ex-alunos, gestores e também empresários vinculados ao mundo da inovação e transferência de tecnologia). O debate se iniciou por meio da Internet há doze meses, com a utilização frequente dos blogs – que contou com a participação de mais de 300 reitores participantes – e das redes sociais (Twitter, Facebook, YouTube, etc.), em que os diferentes públicos já contribuíram com mais de 500 ideais sobre a Universidade.

Os temas serão abordados em onze mesas que definirão as tarefas a serem desenvolvidas por uma universidade comprometida com a sociedade e seus desafios do futuro para cumprir sua missão educativa, científica e empreendedora. Trazem o debate de como promover a competitividade tendo em vista os valores sociais, inovar na docência, trabalhar na profissionalização e no reconhecimento social da pesquisa, fomentar a necessária transferência de tecnologia que promova o desenvolvimento em condições de sustentabilidade.

Deve-se destacar a relevância dos desafios inerentes aos macro-espaços universitários. Por conta disso, o Encontro envolverá universidades de cinco continentes, entre as quais se encontram instituições líderes na China, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia, que não são parceiras do Universia, mas que colaboram para o desenvolvimento de seus projetos com o Santander, patrocinador do encontro por meio da Divisão Global Santander Universidades.

Espaço ibero-americano do conhecimento

O nascente espaço ibero-americano do conhecimento, que se delineia como uma oportunidade para contribuir com a internacionalização das universidades da região é um dos principais pilares do debate.

O Encontro, cuja celebração foi decidida há dois anos pelo Conselho Assessor Internacional do Universia, órgão consultivo da rede universitária, com o objetivo de dar continuidade ao simpósio organizado também por Universia em maio de 2005 em Sevilha, que contou com a presença dos reis da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, presidente do Governo da Espanha e cerca 400 reitores de 21 países. Culminou na denominada Declaração de Sevilha sobre a criação do Espaço Ibero-americano do Conhecimento.

Três razões foram preponderantes para que o Conselho decidisse que o II Encontro Internacional de Reitores de Universia seria realizado no México: a importância do sistema universitário mexicano, o segundo centenário dos processos de independência em toda a América Latina, os primeiros cem anos da fundação da UNAM. Uma vez escolhido o país, os reitores optaram pela Universidade de Guadalajara como sede do congresso pela importância da capital e pela sua vocação para organizar congressos, feiras,  exposições e demais atividades culturais e formativas.

Todas as informações sobre o Encontro podem ser encontradas no site.