Universidades europeias oferecem bolsas de estudo


- Atualizado em 06/05/2024 15h32
Prof. Niraldo Farias, assessor de intercâmbio internacional, com representantes da Ufal no Erasmus Mundus
Prof. Niraldo Farias, assessor de intercâmbio internacional, com representantes da Ufal no Erasmus Mundus

O Programa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Universidade de Coimbra (UC) estão ofertando bolsas de doutorado-sanduíche, para doutorandos das universidades do GCUB e da UC, nas áreas de Direito, Neurociências, Biologia Molecular e Celular.

O Doutorado-sanduíche é o nome dado ao programa de doutorado que é parcialmente realizado em outra instituição brasileira ou estrangeira e tem como objetivo apoiar grupos de pesquisa brasileiros e portugueses pela participação de estudantes de doutorado que sejam membros de grupos de pesquisa.

Os estudantes brasileiros deverão realizar parte de sua tese na UC, e os estudantes portugueses realizarão parte de sua tese na instituição brasileira. O aluno contará com a disponibilidade de infraestrutura, equipamentos e corpo docente da instituição anfitriã para a complementação de sua tese de doutorado. No caso dos brasileiros, a tese será defendida no Brasil, e no caso dos portugueses, no país de origem.

Os interessados têm até o dia 22 de junho para submissão das propostas e o resultado sai dia 10 de agosto. Confira o Edital.


Bolsas na Espanha

Na Espanha também foram disponibilizadas 300 bolsas de estudos através da parceria entre a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundacíon Carolina, nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado.

De acordo com o Portal Universia, as bolsas, que serão cursadas na Espanha, contam com ajuda de custo, seguro saúde, auxílio instalação e passagem de ida e volta. As inscrições ocorrem até o dia 5 de julho. Mais informações estão disponíveis no Canal Mobilidade.

Bolsas para graduandos na Alemanha

Em parceria com universidades da Alemanha, o Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) oferece bolsas de estudo para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs. O programa tem duração de quatro a seis semanas e acontece entre janeiro e fevereiro de 2011.

As oportunidades são direcionadas a estudantes universitários com bom conhecimento em alemão e que tenham concluído o sexto período do curso até dezembro deste ano. O programa ainda proporciona seguro de saúde e ajuda de custo incluso.

As inscrições vão até o dia 14 de junho. Mais informações sobre bolsas de estudos na Alemanha estão no site. Todas as informações referentes as bolsas estão disponíveis no Portal da Universia.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.