Alagoas é destaque na IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia
- Atualizado em
Maria Betania Lima – repórter Ascom/Secti
Representado pela comitiva enviada pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, SECTI, o estado de Alagoas destacou-se na IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por sua eficácia e dedicação ao processo de inclusão digital e tecnológica através de seus projetos. A IV CNCTI 2010 aconteceu no último fim de semana de maio, em Brasília, e contou com a presença de mais de quatro mil participantes de todas as regiões do país.
Oradora convidada do evento, a Secretária de CT&I de Alagoas, Janesmar Camilo, afirmou que o encontro, cuja abertura realizou-se com a leitura dos relatórios resultantes das Conferências Regionais de CT&I, foi extremamente produtivo para órgãos e instituições envolvidas com o segmento tecnológico inclusivo. “Distribuímos os membros da comitiva da SECTI alagoana em todas as salas de discussões, para que não perdêssemos nenhum momento desse encontro tão importante”, afirmou a Secretária.
Também de acordo com Janesmar Camilo, a SECTI conseguiu trazer para o estado um Convênio Técnico-Científico entre a Secretaria alagoana e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, resultante de uma audiência com representantes de organizações sociais alagoanas e Nilza Amaral, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas, com o Ministro de Estado Chefe, Elói Ferreira de Araújo.
O convênio foi delineado para tratar das demandas sócio-tecnológicas dos movimentos negros e quilombolas do estado. “Alagoas foi muito elogiada pelos programas inclusivos que a SECTI vem desenvolvendo, inclusive pela organização dispensada na realização da Conferência Regional, que sediamos em abril. Tudo isso facilitou a abertura de novas portas para o estado”, completou Janesmar Camilo, que salientou ainda que embora muito proveitosa, a Conferência Nacional não abriu espaço para maiores discussões com a comunidade presente. “O evento poderia ter mais interatividade com o público presente, no sentido de promover políticas que
Estiveram presentes na CNCTI deste ano, representantes da Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas, FAPEAL, Fundação das Indústrias do Estado de Alagoas, FIEA, e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE.