Alunos de Educação Física do Campus Arapiraca avaliam paraatletas

Atleta de dança

Diana Monteiro – jornalista

A cidade de Arapiraca sediou, no início de junho, I Encontro de Paradesporto do Município, organizado pela Associação dos Portadores de Deficiência Física e Mental de Arapiraca (ADFMA).  O evento reuniu cerca de 200 participantes dos Estados de Alagoas e Bahia em modalidades como futebol, basquete, voleibol e natação.

Durante o encontro, alunos do curso de Educação Física do Campus Arapiraca tiveram a oportunidade de acompanhar as várias modalidades esportivas e realizaram avaliações da qualidade de vida dos atletas. Segundo o professor Bruno Macedo, uma das avaliações  foi a de Transtorno de Déficit de Atenção  e Hiperatividade (TDAH). Cada atleta avaliado recebia o resultado junto com explicações dos fatores que poderiam melhorar a qualidade de vida.

“O encontro possibilitou ainda, a troca de experiências entre atletas com deficiência, inclusive de renome internacional, como a alagoana Sônia Gouveia, da Seleção Brasileira de Atletismo, contribuindo, dessa forma, com o aprendizado na vida acadêmica e pessoal dos alunos”, diz Bruno.

O resultado final da pesquisa será encaminhado a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFMA), objetivando a promoção de ações relacionadas ao esporte e a qualidade de vida desse segmento da população no município de Arapiraca.

Sobre o Encontro (fonte: http://www.correiodopovo-al.com.br)

Na abertura do encontro, foram feitas apresentações de ballet e Tango com jovens do Centro de Orientação Educacional e Socialização de Deficientes Visuais e Auditivos de Arapiraca (Coee), além da apresentação da bailarina Gabi, que também é deficiente física.

Vários paratletas de Alagoas e da Bahia marcaram presença. Eles disputaram torneios de basquete em cadeira de rodas, natação, voleibol sentado e futsal com atletas sentados.

A alagoana Sônia Gouveia, que já representou o Brasil em outros países e foi medalhista na última paraolimpíada prestigiou o encontro. “Como é bom ver que Arapiraca ta engajada em trabalhar com o deficiente físico. Espero que nesse primeiro encontro, já saiam grandes paratletas para as olimpíadas de 2012 e 2016”, disse.

Segundo o presidente da ADFMA, Adriano Targino, mais do que uma competição, o evento tem como objetivo integrar pessoas portadoras de necessidades especiais e mostrar que o esporte é uma das mais eficazes saídas para a ressocialização e a promoção da autoestima das pessoas.

O evento contou com o apoio da Associação Pestalozzi, Cemfra, Ufal e o Grupo de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde de Arapiraca.

A paraatleta alagoana (fonte: http://www.cpb.org.br)

A alagoana Sônia Gouveia já foi detentora de um recorde mundial no lançamento de dardo, na categoria F53.  Suas principais conquistas são: ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso, no Campeonato Mundial, na Inglaterra, em 1998; ouro no lançamento de disco e dardo e bronze no arremesso de peso, no Campeonato Mundial, na Nova Zelândia, em 1999; ouro no lançamento de dardo, com recorde mundial – 8,39m e prata no lançamento de disco, no Parapan-americano da Argentina, em 2003. No Parapan do Rio em 2007 conquistou medalha de prata no lançamento de disco e bronze no lançamento de dardo.