Campanha Solidária Ufal e Fecomércio segue arrecadando donativos

Parte dos donativos recebidos na Ascom

Desde a última segunda-feira, 21 de junho, a Ufal e o Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac estão em Campanha Solidária para ajudar aos mais de 50 mil desabrigados e desalojados no Estado de Alagoas, depois das enchentes que provocaram uma tragédia em 21 municípios. Segundo registros da Defesa Civil Estadual, 181.020 pessoas foram afetadas por conta das enchentes, sendo que 26.618 estão desabrigadas, há 135 desaparecidos e 29 mortes.

Estão sendo recolhidos donativos como agasalhos, colchonetes, roupas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos não perecíveis e água potável. Os postos de entrega são a Assessoria de Comunicação, que coordena a campanha na Universidade, e Edufal, no prédio da Reitoria, no Campus Maceió, e o Espaço Cultural, na Praça Sinimbú. O prédio de Educação Física e o Hospital Universitário também são postos de coleta da campanha.

“São mais de vinte mil pessoas formando a comunidade acadêmica. Se todos colaborarem, poderemos recolher vários itens importantes para essas pessoas que perderam tudo. Este é o momento de reforçarmos o compromisso da Ufal com o povo deste Estado”, conclamou a reitora Ana Dayse Dorea, que, em um acordo com o Governo do Estado, cedeu a frota de caminhões da Universidade para ajudar na distribuição de donativos às vítimas das últimas chuvas.

Muitos alunos estão se mobilizando para ajudar as vítimas das enchentes. Alunos de Educação Física levaram parte dos donativos arrecadados para União dos Palmares, onde muitos estudantes do curso moram.  Já Guilherme Netter, do curso de Agronomia, foi voluntário para levar doações para a Utinga Leão.

Docentes também têm feito sua parte. A professora Alda Martins, levou donativos para São José da Laje, município de origem dela. E como não podia ser diferente, o Programa Ufal em Defesa da Vida também entrou nessa corrente de solidariedade, mobilizando alunos e servidores, através das entidades de base e da Proest. “A Universidade pode desempenhar um papel importante articulando ações de toda a Comunidade Universitária (estudantes, professores e funcionários) para atuar, através de campanhas e/ou integrando-se em ações juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros”, salienta Pedro Nelson, Pró-reitor Estudantil.

No Sistema Fecomércio a Campanha também é coordenada pela Assessoria de Comunicação e tem postos de coleta no Sesc - Centro, Poço e Arapiraca - 0800 284 07 08; Senac - Poço, Unidade Centenário e Arapiraca - 0800 082 2005; Fecomércio - Farol - 3336-4463. Caso a contribuição de alimentos, roupas ou medicamento seja significativa, o Senac vai buscar a doação em casa."Nosso presidente e todos os diretores estão engajados em todo esse trabalho de solidariedade", disse Fabiana Silva, assessora de comunicação da Fecomércio.

DCE e CAs se mobilizam para ajudar os desabrigados

Os alunos se organizaram através do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos centros acadêmicos para o recolhimento de donativos, especialmente velas, agasalhos e material de higiene pessoal para os desabrigados.

Os centros acadêmicos serão os pontos de recolhimento e a Pró-reitoria Estudantil (Proest) será responsável pelo transporte das doações. O PET Engenharia Civil também está recebendo donativos para serem repassados aos atingidos pelas chuvas em Quebrangulo. As prioridades são água potável, comidas prontas e não perecíveis, roupas pessoais e roupas de cama e banho. A sala do PET fica no Centro de Tecnologia (Ctec), próxima à secretaria do Centro.