Campus do Sertão elabora Plano de Desenvolvimento Institucional

Reitora, equipe técnica e assessores de gestão

A reitora Ana Dayse Dorea, a equipe técnica e assessores da gestão estiveram em Delmiro Gouveia, no dia 18 de junho, para conhecer e debater o Plano de Desenvolvimento Institucional com a comunidade acadêmica do Campus do Sertão.

Este plano foi elaborado com a participação de professores, estudantes e servidores técnicos do novo Campus, através de oficinas e reuniões. “Fizemos em conjunto um relatório com o produto desenvolvido a partir das oficinas de planejamento instituídas com o objetivo de facilitar o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento do Campus do Sertão. É fruto de trabalho coletivo, que irá nortear o rumo do Campus do Sertão”, explicou a professora e engenheira Aline Barboza, que atuou como facilitadora nesse processo.

O Plano de Desenvolvimento foi apresentado pelo professor Tarcísio Augusto Alves da Silva, do Comitê Gestor Local de Sistematização do Plano, destacando as ações, objetivos, metas e o cronograma. “Apresento aqui as diretrizes maiores que são a junção de nossos anseios, desejos e vontades”, disse o professor.

O Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta a Visão Estratégica (declaração de valores, missão e visão de futuro); Análise Ambiental (ambiente externo e interno, com obstáculos, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos); e o Plano Detalhado das Ações da Unidade (gestão e finanças, comunicação com o aluno e com a sociedade, usuário interno e infraestrutura e processos operacionais).

“É grande a alegria e emoção em estar aqui na minha terra, o Sertão, para mais uma etapa no desenvolvimento do Campus e de nossa gestão na Universidade”, disse a reitora Ana Dayse, informando que as aulas no Polo de Santana do Ipanema começam no segundo semestre com os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Ela também anunciou o professor Williams Soares como novo diretor do Campus do Sertão, que reforça a equipe da professora Ediméia Nunes Santiago, diretora desde a implantação do Campus.

Participaram da reunião os pró-reitores Anderson Dantas, Josealdo Tonholo, Eduardo Lyra e Sílvia Cardeal; o gerente de Serviços Gerais da Sinfra, Elias Barbosa, e as assessoras Sônia Cavalcanti e Cristina Azevedo. A reunião foi realizada no auditório da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, onde são realizadas as aulas dos cursos ofertados pela Ufal em Delmiro Gouveia. As obras do Campus estão em andamento e devem ser concluídas ainda esse ano.

A professora Ediméia Santiago, diretora do Campus do Sertão, falou da alegria desse novo momento vivido pela comunidade acadêmica do novo Campus da Universidade. “A partir de agora devemos nos aprofundar nos debates, sempre abertos a aprender e a despertar talentos e potencialidades”, ressaltou. A professora anunciou a criação de comissões com a comunidade acadêmica e a realização de oficinas com as Pró-reitorias acadêmicas e administrativas, Superintendência de Infraestrutura e Assessoria de Comunicação, visando o estreitamento do relacionamento com a gestão e a realização de ações, baseadas no cronograma e nas metas apresentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional do Campus do Sertão.