Campus do Sertão marcou presença no IV Conecte

Vice-reitor Eurico Lôbo destaca a importância dos PET

Roberta Batista – estudante de jornalismo

A 4ª edição do Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (Conecte), na sexta-feira, 28 de maio, contou com a participação de alunos e professores da Universidade Federal de Alagoas, estudantes e profissionais de outras instituições de Alagoas e de outros estados.  A novidade no evento, organizado pelo Programa Especial de Capacitação Discente – Pec e pelo Centro de Tecnologia – Ctec, foi a inscrição de alunos de Engenharia Civil e de Produção do Campus do Sertão.

Participaram da composição da mesa, o reitor em exercício, Eurico Lôbo; pró-reitores de Extensão e de Graduação, Eduardo Lyra e Anderson Dantas; coordenador docente do Pec, Wayne Assis e a coordenadora discente do programa, Daysy Lira; diretor do Centro de Tecnologia, Valmir Pedrosa; coordenador de Engenharia Civil, Luciano Barbosa  e Luís Edmundo, da Politécnica da Bahia.

O vice-reitor saudou a todos os participantes ressalvando o quanto são importantes os programas de orientações, como o Programa Especial de Capacitação Discente – Pec e o Programa de Educação Tutorial – Pet. “A formação acadêmica vai muito além da sala de aula. É importante destacar a pesquisa e a extensão na qualificação do estudante pesquisador”, disse Eurico Lôbo.

O pró-reitor de Graduação, Anderson Barros, também destacou as atividades extra sala. “É essencial que os alunos conheçam o Projeto Político Pedagógico do seu curso, é importante viver a Universidade em todas as dimensões possíveis”, disse.

Campus do Sertão no Conecte

Os professores Ibsen Bittencourt e Arnaldo Santos, das Engenharias Civil e de Produção do  Campus do Sertão, mobilizaram cerca de trinta alunos, dos dois cursos, para o Conecte. Durante o Congresso, os alunos visitaram o Laboratório de Computação Científica e Visualização- LCCV, que também recebeu a visita dos alunos e professores do Instituto Federal de Alagoas - Palmeira dos Índios. “Essa é uma ótima oportunidade para eles interagirem com outros alunos e profissionais de todas as engenharias”, diz o professor Ibsen.

Yali Sales de Sousa, aluno do 1º período de Engenharia Civil do Campus do Sertão, ressalta a importância de conhecer o LCCV, já que antes da visita só conhecia o laboratório pela internet. “Saber que o LCCV é reconhecido internacionalmente já demonstra a importância da visita, espero com a oportunidade retirar as dúvidas referentes à profissão que escolhi”, diz o aluno natural de Arapiraca, que se mudou para Delmiro Gouveia depois de passar no vestibular do campus do Sertão.