Comunidade acadêmica aprende como iniciar o primeiro negócio

Palestra foi promovida pelas incubadoras visando o aumento do interesse na área

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

As empresas incubadas, estudantes dos cursos de Administração, Contabilidade e de Economia se reuniram no miniauditório da Biblioteca Central para participarem do curso intitulado “Iniciando o Primeiro Negócio” com a consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Verônica Gurgel.

O curso apresentou os principais aspectos da criação de um negócio. Segundo Verônica Gurgel, este tema é importante porque muitas vezes o empreendedor tem uma boa idéia, mas ela não significa uma oportunidade de mercado.

Um dos segredos para o sucesso é ter o foco no cliente, pois o fracasso se dá muitas vezes porque o empreendedor buscou seus próprios interesses. “Ao iniciar um trabalho, a idéia se transforma em oportunidade de mercado quando vai de encontro às necessidades dos clientes e os mesmos podem pagar por ela”, explica a palestrante.

Além disso, o mercado competitivo exige muito mais. “É preciso saber tomar as decisões, ter vocação e estar habilitado para investir no próprio negócio, mesmo tendo disponibilidade financeira”, diz Verônica Gurgel, salientando ainda que “o planejando e a análise de mercado, que dão tanto trabalho para os empreendedores, são itens essenciais para o crescimento da empresa”, conclui.

O gerente da Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal) e Núcleo Espaço Gente, instaladas na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Josilan Paulino, “é o papel do Programa de Empreendedorismo promover através de cursos, palestras e seminários, o desenvolvimento da cultura empreendedora”, afirma o gerente.

Além disso, a Incubal participa neste processo de transformação para dar assistência às empresas nascentes provenientes de projetos de caráter tecnológico e social. Ressaltou ainda que, o objetivo “é sensibilizar os participantes a buscarem novas oportunidades de negócios inovadores para promoverem assim o desenvolvimento regional, como acontece em outros países”, conclui o gerente.