Coordenadores da pós-graduação discutem critérios de avaliação com a Capes

À direita, o diretor da Capes, Lívio Amaral

Madalena Fernandesestudante de Jornalismo

Um grupo de 24 coordenadores e professores de 15 universidades do Brasil se reuniu no início de junho para discutir e propor critérios de avaliação do Programa de Pós-graduação em Materiais. O objetivo é a discussão dos itens constantes em um relatório de avaliação e os critérios de pontuação, visando o processo que definirá os novos conceitos dos programas de pós-graduação no segundo semestre de 2010.

A reunião foi realizada no Laboratório de Computação Cientifica e Visualização (LCCV), no Campus Maceió, e contou com a participação do diretor de avaliação, Lívio Amaral, e do coordenador da área de materiais, Carlos Graff, ambos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A avaliação de desempenho do programa ocorre a cada três anos. Na Ufal, o programa de pós-graduação em Materiais é coordenado pelos professores Jandir Hickmann e Severino Marques, respectivamente coordenador e vice. O programa possui um curso de doutorado no Centro de Tecnologia (Ctec), que foi implantado este ano e terá  sua primeira avaliação trienal em 2012.

Para o coordenador do programa e organizador do evento, Jandir Hickmann, a reunião é importante por  permitir novas discussões na área. “Além de dar mais visibilidade às pesquisas do programa da Ufal, também firmarmos posteriores parcerias com outras universidades a fim de dinamizar as pesquisas”, destaca ele.

Os principais critérios utilizados até então são a produção intelectual dos professores e dos estudantes, a relação orientador-aluno, a distribuição dos orientadores, o tempo que os estudantes passam para se formar, o número de teses publicadas e a infra-estrutura que abriga o programa.

Os coordenadores fizeram uma visita às instalações do prédio do LCCV conduzidos pelo engenheiro Ricardo Vieira. O LCCV, segundo o engenheiro, é destaque pela estrutura física, pelos modernos equipamentos e a grande novidade é que ele conta com a colaboração de pesquisadores contratados.  A equipe percorreu as principais instalações do prédio: salas de aula para alunos e professores, auditório, biblioteca setorial, laboratórios que apóiam o programa de doutorado da Ufal e conheceram os equipamentos de origem nacional e internacional.