Estudante da Ufal ganha o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental

Aluna ganhou R$ 1.000,00, além de troféu, estreando a categoria Estudantes

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

A edição 2010 do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental foi realizada na noite de 29 de maio, no Armazém Usina, em Jaraguá, e contou com a presença de jornalistas, ambientalistas e representantes de emissoras de comunicação do Estado, além de estudantes de comunicação. O evento aconteceu com o apoio da Braskem ABES-AL e do Sindicato dos Jornalistas.

O diferencial deste ano foi o reajuste no valor das premiações, além da inserção de uma nova categoria para estudantes. Puderam participar trabalhos veiculados no período de 1º de abril de 2009 a 31 de março de 2010.

A estudante Ana Célia Rocha, que cursa o 7º período de Jornalismo na Ufal, ganhou o prêmio de primeiro lugar na Categoria Estudantes. Sua matéria, intitulada “A complicação da AL-101 Sul” foi publicada em um blog, e com o auxílio do professor Antônio Freitas, seu orientador, o blog foi validado com um meio jornalístico, qualificando-o para fazer parte do concurso. A aluna recorreu ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), e a  partir do relatório “Estudo de Impactos Ambientais” e entrevistas com  biólogos e engenheiros, pôde ter uma visão mais ampla da questão que envolvia a obra de duplicação da AL-101 Sul.

“Eu via muita celebração em volta da duplicação, mas ninguém falava do desmatamento que estava sendo causado. Eu fiquei chocada em ver que as pessoas não se incomodarem com os impactos ambientais daquela obra”, enfatiza a aluna.

A universitária é monitora na discplina de Teoria da Comunicação I e II, com o professor Carlos  Gusmão, e participa de pesquisas científicas com a professora Ana Paula Saldanha; também faz parte dos grupos COMULT (Comunicação Multimídia) e Intermídia.

Para conferir a matéria vencedora do Prêmio, acesse o blog.