Forplad debate os desafios das universidades públicas federais

João Carlos Barbirato, coordenador nacional do fórum

Pró-reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) participaram nesta quarta-feira, 16 de junho, da abertura da segunda reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad), realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento aberto pelo vice-reitor da Univasf, professor Paulo Cesar da Silva Lima, segue até esta sexta-feira, 18, no campus de Juazeiro (BA) com objetivo de debater os principais assuntos da pauta do ensino superior.

Na abertura dos trabalhos, o foco do evento foi destacado pelo coordenador Nacional do Forplad, professor João Carlos Cordeiro Barbirato que falou sobre as perspectivas do fórum. “O que vamos discutir aqui são os problemas das universidades na visão de quem está participando do processo”, disse.

Para o pró-reitor de Planejamento e Administração da Univasf, professor René Cordeiro, “o fórum é um espaço importante para a troca de experiências “fazendo a integração entre as universidades”.

O Forplad funciona como órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realiza análises e estudos que servem de base para a construção de propostas e planos para o sistema federal de ensino superior. “Muitas das conquistas das universidades partiram do Forplad”, enfantiza Barbirato.

É com esta perspectiva que os membros do fórum estão reunidos em torno de painéis e Grupos de Trabalhos (GT’s) que serão promovidos durante os três dias do evento. Além dos assuntos de interesse comum, o Forplad também vai enfocar os relatos e expectativas das Coordenadorias Regionais.

Entre os pontos destacados pela coordenadora do Forplad Centro-Oeste, professora Silvana Abreu, estão as questões ligadas ao Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças, do Ministério da Educação (Simec/MEC) e assuntos da área de Recursos Humanos.

Para o vice-reitor da Univasf, professor Paulo Cesar da Silva Lima, os desafios para as universidades novas como a Univasf são ainda maiores. “Os nossos desafios se cruzam, por exemplo, com a qualidade do ensino básico, com a viabilização da formação médica sem os hospitais universitários e a assistência estudantil. A universidade tem que pensar a região e colocar a missão institucional mais próxima da sociedade”, afirmou.

Para assistir as atividades do Forplad pela internet basta acessar o endereço. A programação está sendo transmitida em tempo real, através de webconferência, disponibilizada pelo sistema da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com apoio da Univasf, através da Secretaria de Ensino a Distância (Sead) e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).