Futuros dentistas tiram dúvidas sobre serviço militar

Alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas tiveram a oportunidade, na quinta-feira, 17 de junho, de esclarecer as dúvidas referentes aos direitos e deveres da prestação do serviço militar pelos médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários (MFDV). Em julho, será a vez dos alunos do curso de Medicina.

Exército apresenta oportunidade militar para estudantes de Odontologia

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

Para orientar os estudantes estive presente um grupo das organizações militares composto pelo servidor civil, Maximino de Carvalho, o 2º tenente, Hilton de Assis e o soldado Michael Santos, da 20ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) e a aspirante a oficial Ângela Amaral, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz).

Todo aluno do sexo masculino, de forma obrigatória, e do sexo feminino, de forma voluntária, que esteja cursando o último semestre dos cursos de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária das instituições de ensino superior deve se apresentar para as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). No caso de Alagoas, a obrigatoriedade são para os cursos da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade de Ciências da Saúde Alagoas (Uncisal).

Os alunos incorporados prestam o serviço militar por 12 meses. “Quem for incorporado servirá na sua área, será um oficial temporário. Caso queira continuar, aí sim, depois de todos os procedimentos legais será designado um militar de carreira”, explica Maximino de Carvalho.

No início de todo ano a Universidade envia a relação dos estudantes do último período desses cursos. Depois deste momento há a apresentação dos militares nas Universidades para que todas as dúvidas sejam sanadas.  Após a palestra os alunos preenchem a ficha individual de serviço militar .

As informações sobre datas e documentação exigidas podem ser obtidas na 20ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), que fica localizada na Praça Olavo Bilac, n° 33, no Centro.