ICBS promove cursos de inverno

Julianne Leão – estagiária de Jornalismo

Com o intuito de dinamizar a vida acadêmica no período de férias, o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) realiza no mês de julho, o I Curso de Inverno, promovido pelos alunos do quinto período do Curso de Ciências Biológicas (Bacharelado). São minicursos em várias áreas, com enfoque na Biologia, e serão realizados entre os dias 12 e 23 de julho, pela manhã e tarde, destinado a comunidade universitária.

Confira os cursos oferecidos:

Zoonoses e Saúde Pública

Zoonoses são infecções e doenças transmissíveis, em condições naturais, dos animais vertebrados – tanto domésticos como selvagens – ao homem e inversamente, ou através da ingestão de água ou alimentos contaminados por ratos, moscas e baratas. O objetivo do curso é mostrar o impacto causado na saúde pública e a apresentação da importância das zoonoses, tanto do ponto de vista socioeconômico, quanto clínico. O curso é coordenado por Carlos Eduardo, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Maceió. Estão disponíveis 20 vagas.

Perícia Forense

O curso se propõe a trazer diversos conhecimentos dentro da área pericial e noções básicas da realização da perícia criminal no Brasil e no Mundo, com ênfase em métodos de coleta de amostras biológicas em local de crime para análises de DNA. Coordenado pelo professor doutor Luiz Antônio Ferreira da Silva, Benísio Filho, Gustavo Reis (Laboratório de DNA Forense da Ufal), e Nicholas Soares Passos (Associação Alagoana de Peritos em Criminalística). Estão disponíveis 20 vagas.

Imunologia Clínica e Laboratorial

Este curso visa familiarizar o aluno com as metodologias utilizadas no estudo da resposta imunológica e como são aplicadas comumente para terapia e para o diagnóstico imunológico. Magliones Carneiro de Lima, da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, coordena o curso. 20 vagas estão disponíveis.

Perícia Ambiental

O curso abordará temáticas como classificação e características de danos ambientais, noções de responsabilidade civil e criminal, áreas de atuação da perícia ambiental e legislação aplicável, relatório de vistoria, laudo pericial e parecer técnico. Coordenado por Ricardo César Barros Oliveira, do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), o mini curso disponibiliza 30 vagas.

Ecopaisagismo

O curso tem como objetivo discutir a inserção dos princípios ecológicos no paisagismo nas áreas verdes públicas e particulares, onde estas funcionarão como instrumento de interação do ambiente natural fragmentado pela expansão urbana. Também busca conscientizar a respeito da crise ambiental causada pela interferência humana nos ambientes naturais, bem como soluções para uma natureza sustentável. O coordenador do mini curso é Fernando Veras, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IMA. 30 vagas estão disponíveis.

Nanomateriais

O curso é uma introdução concisa à ciência dos materiais avançados. Desde o surgimento da nanociência aos seus principais desenvolvimentos e aplicações. Tem como principal público-alvo estudantes de graduação de química, física, biologia e áreas afins. Não será exigido nenhum conhecimento específico em uma determinada área. O objetivo do curso é despertar e consolidar a atenção dos estudantes para este novo campo científico. A coordenação fica por conta dos professores mestres Monique Angelo , Eid Cavalcante, Rafael Vital dos Santos e Fred Augusto, do Instituto de Química e Biotecnologia. 30 vagas também estão disponíveis para o mini curso.

Farmacologia dos Analgésicos e Anti-inflamatórios

O curso destacará os principais aspectos relacionados à inflamação e produção de estímulos de dor, os mecanismo de formação da reação inflamatória (relacionando a sequência de eventos e substâncias envolvidas) e ainda fornecerá informações sobre analgésicos e anti-inflamatórios de uso mais frequente. A professora doutora Eliane Aparecida Campesatto Mella e o professor mestre Diogo José costa da Silva coordenarão o tema. 20 vagas estão disponíveis

As inscrições custam R$ 30,00. Quem se inscrever em mais de um curso pagará R$ 25,00 em cada um. As atividades serão no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, situado na praça Afrânio Jorge, no bairro do Prado, e no Museu de História Natural, localizado na rua Aristeu de Andrade, 452, Farol.

Informações adicionais podem ser encontradas no site, na comunidade no Orkut  e no Twitter (cdi_icbs). Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para cdi_icbs@hotmail.com.