LCCV apresenta Programa recém-aprovado e seleciona bolsistas

LCCV é uma referência nacional na área de pesquisa em sistemas petrolíferos

Fruto de aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de um Programa de Recursos Humanos, intitulado PRH40/Ctec/Ufal, será realizada nesta terça-feira, 22, às 17h, no Espaço Galileu do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), uma palestra sobre o programa aprovado, bem como a realização de um processo de seleção de bolsistas para atuar no mesmo.

O PRH-ANP é um programa que visa incentivar a formação de mão-de-obra especializada para atender as demandas do setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Para isso, o projeto, através de parcerias com instituições de ensino superior, divulgadas através de editais, prevê a inclusão de cursos de especialização, a fim de capacitar estudantes de graduação, mestrado e doutorado nas áreas supracitadas. O programa já concedeu mais de 4 mil bolsas de 2000 a 2009, em 23 instituições de ensino superior do país.

A aprovação do PRH40 foi divulgada no mês de maio, figurando entre outros nove novos programas de diversas universidades brasileiras que também foram aprovados. O referido programa será coordenado pelo Professor Eduardo Setton, coordenador geral do LCCV.

O PRH40 propôs a criação de um curso de especialização em petróleo e gás para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química, com ênfase em sistemas petrolíferos do pré-sal. A especialização tem duração prevista de dois anos e pretende envolver alunos da graduação, mestrado e doutorado.