Meteorologia prevê uma nova frente fria para Alagoas
- Atualizado em
Natália Souza – Gazeta de Alagoas, de terça-feira, 22 de junho de 2010
As chuvas que castigaram os municípios alagoanos, entre sexta-feira e sábado, deram uma trégua no domingo e ontem, chegando a encher de esperança o coração de quem precisa reunir forças para recomeçar do zero. Mas os dias ensolarados estão ameaçados por uma frente fria que atingirá o Estado daqui a quatro dias. Esta é a previsão do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
De acordo com o meteorologista Luís Carlos Molion, durante os próximos quatro dias o clima no Estado permanecerá parcialmente nublado, com a possibilidade de chuvas esparsas, ou seja, chuvas localizadas e não generalizadas como houve na semana passada. De acordo com ele, a frente fria vinda da região Sul do País atingirá toda Alagoas, mas principalmente a região litorânea do Estado.
Os ventos úmidos dos oceanos vindo dos polos em direção à Linha do Equador, são responsáveis pela formação de nuvens e ocasionam baixas pressões atmosféricas. Para o Sertão a previsão é de pouca chuva, mas o clima segue parcialmente nublado.
Segundo Molion, estamos enfrentando um período rigoroso de inverno. Só nesses primeiros 20 dias de junho já choveu o equivalente a 300 milímetros do índice pluviométrico - índice que estava previsto para o mês todo. "O que vier agora será extra. O mês de junho registra um crescimento de 20 a 30% acima da média", disse Molion.
O Sistema de Radar Meteorológico de Alagoas (Sirmal), ligado ao Departamento de Meteorologia da Ufal e à Diretoria de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), são referência para a Defesa Civil de Alagoas. O coronel Denildson Queiroz, responsável pela Defesa Civil, destaca essa parceria como a melhor forma de antecipação de informações para o órgão que trata com vidas. "O interesse na parceria é a antecipação de informações fundamentais para a mobilização do órgão. Com a pre visão de chuva, nós conseguimos preparar estratégias para o alerta e evacuação mais rápida possível da população", disse.
Trens e Detran
O mau tempo previsto para os próximos dias não é nada animador para quem depende de trem para se locomover. Das três máquinas locomotivas que Alagoas dispõe, apenas duas estão em funcionamento.
As fortes chuvas também ocasionaram o rompimento do cabo de fibra ótica entre Viçosa e Arapiraca, interrompeu a comunicação on-line entre o Detran de Alagoas e Denatran em Brasília.
Com a interrupção, os serviços de emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da CNH estão paralisados temporariamente.