Nusp incentiva debate sobre prática médica e comunidade
- Atualizado em
Roberta Batista – estudante de Jornalismo
Na terça-feira, 22 de junho, os alunos da Faculdade de Medicina tiveram oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos durante todo o semestre para alunos, professores e demais servidores da área da saúde, no III Seminário Integrado do Eixo de Aproximação a Prática Médica e Comunidade (EAPMC), realizado pelo Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Famed.
A professora da Famed e coordenadora do Eixo, Maria das Graças Monte, esclarece que o EAPMC oferece aos alunos um melhor entendimento sobre o trabalho e os locais de trabalho que estes alunos vivenciam. “Desde o primeiro período os alunos mantêm contato com os moradores dos 6º e 7º distritos de Maceió”, ressalta a coordenadora.
O eixo vai desde o primeiro semestre do curso até o sexto ano e do seminário participam os alunos do 1º ao 8º período que desde o começo do curso têm contato com as comunidades circunvizinhas à Ufal, como foi o caso dos estudantes do 3º período que desenvolveram o trabalho “Conhecendo agravos à saúde nos grupos de risco nos conjuntos Gama Lins e Santa Helena”.
Fruto da disciplina Saúde Sociedade III – Módulo de Saúde Coletiva, o trabalho consistiu em analisar, de forma qualitativa e quantitativa, quatro grupos de risco: os hipertensos e diabéticos, as crianças menores de 1 ano, os adolescentes e as gestantes.
Helder de Lima Ribeiro, aluno que representou a turma na apresentação aos demais participantes do seminário, explica que foram realizadas visitas nos domicílios, da Unidade de Saúde da Família Denisson Menezes e na Escola Municipal Denisson Menezes. Os alunos aplicaram uma entrevista aos grupos de risco e os resultados foram mostrados no evento e em um relatório.
“O relatório proporcionou um aprendizado sobre os agravos à saúde nos grupos de riscos pesquisados, além da aproximação humanizada dos estudantes com a comunidade”, ressaltou o aluno da Famed.