Pioneiro dos estudos da Economia Política da Comunicação no Brasil no Seminário Alagoano de EPC


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César Bolaño
César Bolaño

Com a publicação na década de 1980 do livro Mercado Brasileiro da Televisão, resultado da sua dissertação e Mestrado, César Siqueira Bolaño “fundava” a abordagem teórica da Economia Política da Comunicação no Brasil, sendo um dos primeiros na América Latina, o que o situa na vanguarda internacional nos estudos comunicacionais.

Atual presidente da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), César Bolaño é um dos participantes confirmados para o Seminário Alagoano de Comunicação, onde apresentará no dia 06 de julho o perfil “Mudança no conceito de Indústria Cultural”, no painel de abertura do evento.

Currículo

Personagem importante tanto pela produção científica na área quanto pela capacidade de agregar pesquisadores, César Siqueira Bolaño é um dos responsáveis pela criação de uma associação (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura/ULEP-ICC) e de um periódico científico internacional (Eptic). Preside duas instituições, ALAIC e ULEPICC, e o Conselho Deliberativo da Federação das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM).

César Bolaño é líder do grupo de pesquisa Ciência, Desenvolvimento e Tecnologia (CNPq/UFS) e do Laboratório de Políticas da Comunicação (LAPCOM-CNPq/UnB); e participante do Grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos-CNPq/Unisinos-RS). Ele tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, economia, economia política, informação e telecomunicações.

Atualmente, é professor adjunto nível iv da Universidade Federal de Sergipe e professor colaborador da Fundação da Universidade de Brasília do Laboratório de Políticas da Comunicação (LAPCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santos-ES.

César Siqueira Bolaño possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2003).