Prazo final para realização dos exames médicos periódicos

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) informa que os servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), devem realizar os exames periódicos até o dia 31 de julho. Segundo o Decreto nº 6.856, os servidores que não fizerem os exames devem assinar o termo de responsabilidade e entregá-lo à Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT). Veja como funciona hoje na Universidade o Sistema Informatizado de Diárias e Passagens.

Sistema de Controle de Diárias e Passagens, ou melhor, o tão conhecido SCDP é temido por alguns servidores que ainda não se acostumaram com a nova ferramenta. O que parece obscuro para alguns foi a solução encontrada pelo Governo Federal para que servidores não fiquem a mercê de uma lentidão burocrática. Acessado via Internet, o SCDP integra as atividades de concessão, registro, acompanhamento, gestão e controle das diárias e passagens, decorrentes de viagens realizadas pelos servidores no interesse da administração.

Graças à informatização do sistema, os atores responsáveis pelas atividades no SCDP: secretários, diretores de unidades acadêmicas, coordenador orçamentário, executor financeiro e o ordenador de despesas, podem trabalhar de forma mais eficiente. “Hoje os pagamentos dos processos de diárias estão sendo realizados num prazo de cinco dias antes da viagem do proposto”, ressalta Marcos Cruz, técnico em contabilidade da Diretoria de Controle Financeiro (DCF). Ele acompanhou todo o processo de mudanças ocorrido nos últimos meses.

Marcos revela que a informatização só trouxe benefícios: “anteriormente o procedimento era realizado manualmente e encaminhado para que a secção de contabilidade verificasse os cálculos dos pagamentos das diárias. Isso ocasionava uma devolução de processo que girava em torno de 95% deles, ou seja, quase todos os processos voltavam para refazer cálculos simples”, disse.

As mudanças também trouxeram economia de papel e maior esclarecimento do andamento do processo, pois quem viaja recebe um e-mail avisando quando foi realizado o pagamento de suas diária e a confirmação de sua passagem, além de lembrar ao servidor, através de email, quando este não presta contas.

Procedimento e prestação de contas

A solicitação de diárias deve ocorrer até 30 dias antes do dia da viagem. Depois de realizada, é necessário que o servidor também preste contas das diárias e passagens. Isso é feito através do preenchimento do formulário (comprovante de viagem) disponível no espaço “Diárias e Passagens”, disponível no Portal do Gestor.

Para preencher o formulário o servidor deverá ter em mão os canhotos de embarque; o certificado, declarações ou outros documentos que comprovem a estadia do servidor no local designado. Após esse procedimento, o formulário deverá ser encaminhado ao DCF para realizar a baixa da prestação de contas pendente.

Entretanto o SCDP ainda está em processo de modificação, pois apesar de ser construído para que o sistema funcione de uma forma descentralizada, a abertura do processo ainda está centralizada no SIE, o que ocasiona atrasos no fluxo dos processos, pois cerca de 85% dos processos são abertos de última hora.

Nesse ponto Marcos esclarece que “todas as providências já foram tomadas e estamos aguardando algumas autorizações por parte da Pró-reitoria de Gestão Institucional (PROGINST) para descentralizamos definitivamente. Acreditamos que isso ocorra nesse semestre”, explicou.

Mais informações sobre o cotidiano do Servidor, acessar o Portal do Servidor.

A Pró-Reitoria de Gestão Institucional- Proginst - informa que, dando início à descentralização do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP, a partir de 21 de junho todas as solicitações de diárias e passagens deverão ser feitas direto no sistema. Não serão mais aceitas solicitações via processo administrativo. Dúvidas com relação à utilização do Sistema a Central de Diárias e Passagens podem ser tiradas ligando para o ramal 1074, assim  como o agendamento para treinamento de secretário que não tenha participado dos treinamentos realizados .

Esclareça suas dúvidas sobre o SCDP