Projeto Intacta Retina apresenta “As Bicicletas de Belleville”


- Atualizado em

Dando continuidade às atividades do projeto de extensão “Intacta Retina: corpo em movimento, cinema e sociedade”, será exibido nesta sexta-feira, 11 de junho, às 15h, o filme “As Bicicletas de Belleville”, que compõe o ciclo de debate II: biopolíticas e biotecnologias do corpo e das práticas corporais. O evento será realizado no auditório do Centro de Educação (Cedu) e os ingressos podem ser retirados gratuitamente na secretaria do curso de Educação Física.

A entrada é franca e o projeto está aberto à participação de toda a comunidade acadêmica e geral, oferecendo, no entanto, 80 vagas. Para os participantes será emitido um certificado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). Mais informações no site do projeto (http://www.intactaretinaufal.blogspot.com/) ou pelo e-mail intactaretina@gmail.com.

Sinopse do filme

Com direção de Sylvain Chomet, 2003, o filme conta a história de Madame Souza, uma velhinha portuguesa cujas ânsias estão dirigidas única e exclusivamente a seu neto, a princípio um garoto rechonchudo e melancólico. Primeiramente, ela lhe compra um cachorro, que acaba por preencher o vazio na vida do menino – o animal, porém, é logo esquecido, sendo substituído por uma bicicleta. A partir de então, o rapaz cresce e torna-se aficcionado por ciclismo, uma paixão amplamente apoiada – e estimulada – por Madame Souza. Quando surgem notícias de que haverá um campeonato de ciclismo, o jovem não pensa duas vezes: logo começa a se preparar. Porém, é lá, no circuito tão esperado, que a confusão tem início, ao ter se neto sequestrado. Madame Souza parte em uma aventura bastante surreal cheia de referências ao nosso mundo, referências a outras obras cinematográficas e muita crítica ao modo de vida atual.