Reitora da Ufal destaca a importância da internacionalização para a universidade brasileira

Após participar do II Encontro Internacional de Reitores Universia, ocorrido entre 31 de maio e 2 de junho,em Guadalajara no México, a reitora Ana Dayse Rezende Dorea afirmou que “os debates do evento mostram a importância da internacionalização para a universidade brasileira”.

Presidente do Grupo Santander, Emílio Botín discursa durante abertura do II encontro Internacional de Reitores

Reitora da Universidade Federal de Alagoas e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior(Andifes), Ana Dayse esteve entre os 1053 reitores e dirigentes de universidades de todo o mundo que participaram do encontro. A reitora foi a Guadalajara acompanhada do assessor de intercâmbio internacional da Ufal professor José Niraldo de Farias. “Foi uma excelente oportunidade para estabelecer contatos com universidades de diversos países. Temos como meta de nossa gestão intensificar o desenvolvimento da cooperação internacional e eventos como este são iniciativas fundamentais para este intercâmbio”, afirmou Ana Dayse.

A contribuição da reitora da Ufal ao II Encontro Internacional de Reitores Universia, promovido pelo Banco Santander, teve um papel especial. Ana Dayse presidiu a Mesa Redonda “A Atividade Docente: Novas Formas e Novas Metas”, com a presença de dirigentes universitários europeus e latino-americanos. Entre os temas discutidos por reitores de diversas universidades iberoamericanas integrantes da Mesa questões como a aquisição/desenvolvimento de competências e valores na formação universitária; a garantia da qualidade na educação; as estruturas de titulações homologáveis; a inserção laboral e empregabilidade; e a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na docência universitária.

“O tema central da mesa esteve voltado, de modo amplo, para a questão do 'como ensinar' e 'do que ensinar' nas universidades, diante de um mundo cada vez mais globalizado e multifacetado. Ou seja, discutimos a questão ampla da formação de valores humanos nas estruturas acadêmicas, que se encontram diante de novos desafios como os impactos das tecnologias e da exigência de novas competências”, disse Ana Dayse.

No II Encontro Internacional de Reitores, o presidente mundial do Santander Emilio Botín anunciou que até 2015 o banco prevê investimentos de 600 milhões de euros nas universidades, sendo 10% em bolsas de intercâmbio para 18 mil estudantes. O encontro de Guadalajara reuniu representantes de cerca de 150 universidades brasileiras e o Brasil será o país sede do 3º Encontro Internacional de Reitores Universia que acontecerá em 2015.