Servidores desvendam a aposentadoria
O que eu vou fazer quando me aposentar? É uma pergunta frequente entre os servidores que estão prestes a deixar o trabalho. Com objetivo de responder essa e outras dúvidas a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho – Progep realizou de 16 de abril a 16 de junho o curso de capacitação Planejando o futuro: Preparação para a aposentadoria.
- Atualizado em
Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo
Um das salas de aula da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Feac cedeu espaço para um grupo de 21 servidores receberem orientações sobre qualidade de vida, depressão, saúde na aposentadoria e esclarecimentos das leis que dizem respeito aos interesses dos aposentados.
A ideia de montar o curso surgiu das discussões no I Fórum de Saúde Mental, realizado em Brasília em 2009, no qual o servidor da Progep, Flávio Costa, representou a Ufal. “É importante que a aposentadoria seja discutida na APF – Administração Pública Federal. Eu apresentei a proposta à Progep e ela acolheu”, afirma o coordenador.
“Eu aprendi que os sonhos não vão acabar com a aposentadoria, acaba a etapa do trabalho e começa a de usufruir da qualidade de vida que ele me proporcionou” declarou a servidora Josenúbia, depois do curso. “O conhecimento que adquiri é mais valioso do que o dinheiro. No começo eu tive medo da aposentadoria, mas agora não”, completou ela.
A pró-reitora Silvia Cardeal acompanhou a cerimônia de encerramento e aproveitou para esclarecer sobre o número de vagas do curso e da divulgação que muitos servidores questionaram. “Os melhores marqueteiros são vocês. Sejamos nós os divulgadores do nosso trabalho” concluiu a pró-reitora.