Ufal e Sistema Fecomércio lançam campanha em solidariedade às vítimas das chuvas

População de Rio Largo observa a força das aguas. foto: Cristiane Honorato

Lenilda Luna – jornalista

A Ufal e o Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac lançam a Campanha Solidária para ajudar aos mais de 50 mil desabrigados e desalojados no Estado de Alagoas, depois das enchentes que provocaram uma tragédia em 21 municípios. Segundo registros da Defesa Civil Estadual,  19 pessoas morreram e mais de mil estão desaparecidas. Cerca de 70 mil pessoas estão desabrigadas.

Serão recolhidos donativos como: agasalhos, colchonetes, roupas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos não perecíveis e água potável. Os postos de entrega são a Assessoria de Comunicação, que coordena a campanha na Universidade, e Edufal, na Prédio da Reitoria, no Campus Maceió e no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú.

“São mais de vinte mil pessoas formando a comunidade acadêmica. Se todos colaborarem, poderemos recolher vários itens importantes para essas pessoas que perderam tudo. Este é o momento de reforçarmos o compromisso da Ufal com o povo deste Estado”, conclamou a reitora Ana Dayse Dorea.

Muitos alunos estão se mobilizando para ajudar as vítimas das enchentes. É o caso do estudante de Educação Física, Tenildo Lopes, que se sensibilizou com o povo de São José da Lage, um dos municípios atingidos pela enxurrada. Segundo Tenildo, muitos alunos do curso são do município e por isso, a mobilização foi espontânea. Desde sábado eles recolhem donativos.

“Enviamos emails para os colegas, que já começaram a procurar ajuda para famílias que perderam tudo”, disse Tenildo. O prédio de Educação Física, no Campus Maceió, é mais um ponto de coleta da Campanha Solidária Ufal e Fecomércio, que destianarão os donativos para o Corpo de Bombeiros fazer a distribuição nos municípios alagoanos.

O Hospital Universitário já começa a coleta de donativos, com posto de coleta no térreo do prédio. A Ufal no interior também já se mobiliza para ajudar aos desabrigados em todo o Estado. Em Viçosa, o professor Wagner Porto, do Curso de Medicina Veteriária, ficou comovido com a situação que presenciou nesse final de semana no município e já convocou a comunidade acadêmica para se solidariza."O nosso polo se transforma em posto de coleta e convoco a todos para essa grande ajuda", disse ele.

No Sistema Fecomércio a Campanha também é coordenada pela Assessoria de Comunicação e tem postos de coleta no Sesc - Centro, Poço e Arapiraca - 0800 284 07 08; Senac - Poço, Unidade Centenário e Arapiraca - 0800 082 2005; Fecomércio - Farol - 3336-4463. Caso a contribuição de alimentos, roupas ou medicamento seja significativa, o Senac vai buscar a doação em casa."Nosso presidente e todos os diretores estão engajados em todo esse trabalho de solidariedade", disse Fabiana Silva, assessora de comunicação da Fecomércio.

DCE e CAs se mobilizam para ajudar os desabrigados

Os alunos se organizaram através do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos centros acadêmicos para o recolhimento de donativos, especialmente velas, agasalhos e material de higiene pessoal para os desabrigados.

Os Centros acadêmicos serão os pontos de recolhimento e a Pró-reitoria Estudantil (Proest) será responsável pelo transporte das doações. Na quarta-feira, 23, os alunos estarão fazendo a primeira entrega aos desabrigados da cidade de União dos Palmares, Murici e cidades circunvizinhas.

O PET Engenharia Civil também está recebendo donativos para serem repassados aos atingidos pelas chuvas em Quebrangulo. As prioridade são: água potável, comidas prontas e não perecíveis, roupas pessoais e roupas de cama e banho. A sala do PET fica no Centro de Tecnologia da UFAL, próxima a secretaria do CTEC