Ufal Solidária e em Defesa da Vida: a comunidade ajuda com doações e voluntariado

O Campus Arapiraca, em uma soma de esforços com os demais campi e entidades sociais e políticas de Alagoas, faz uma mobilização nesta quarta-feira, 30, a fim de arrecadar donativos para os que estão sofrendo com perdas muitas vezes irreparáveis.

Segundo o professor Márcio Santos, diretor geral do campus, a ideia é que cada professor traga na “Quarta Solidária” uma cesta básica e motive seus alunos a trazerem alimentos não-perecíveis, roupas, produtos de higiene pessoal, dentre outros. Os Polos Palmeira, Penedo e Viçosa estão convidados a participarem do evento e podem enviar sugestões à direção.

O que já tem sido feito

A Ufal e o Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac estão em Campanha Solidária desde a última segunda-feira, 21. A cada dia são recolhidos muitos agasalhos, colchonetes, produtos de limpeza e água potável. A Campanha continua e os donativos podem ser entregues na Assessoria de Comunicação, Proest, Edufal, Espaço Cultural, prédio de Educação Física do Campus Maceió e Hospital Universitário.

Alunos e docentes estão muito engajados. Alguns deles se voluntariaram e estão indo aos municípios mais atingidos para ajudar no que for possível. Segundo o vice-reitor Eurico Lôbo, a Universidade disponibilizou dois microônibus para levar alunos de Serviço Social a Branquinha e de Medicina para Santana do Mundaú.

A Assessoria de Counicação concentrou a maior parte das doações que já foram enviadas para o Corpo de Bombeiros e direto para as cidades de São José da Lage, Rio Largo (Utinga Leão) e União dos Palmares.

“Se todos colaborarem, poderemos recolher vários itens importantes para essas pessoas que perderam tudo. Este é o momento de reforçarmos o compromisso da Ufal com o povo deste Estado”, conclamou a reitora Ana Dayse Dorea, que, em um acordo com o Governo do Estado, também cedeu a frota de caminhões da Universidade para ajudar na distribuição de donativos.

No Sistema Fecomércio a Campanha também é coordenada pela Assessoria de Comunicação e tem postos de coleta no Sesc - Centro, Poço e Arapiraca - 0800 284 07 08; Senac - Poço, Unidade Centenário e Arapiraca - 0800 082 2005; Fecomércio - Farol - 3336-4463. Caso a contribuição de alimentos, roupas ou medicamento seja significativa, o Senac vai buscar a doação em casa."Nosso presidente e todos os diretores estão engajados em todo esse trabalho de solidariedade", disse Fabiana Silva, assessora de comunicação da Fecomércio.

Dados da Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual fez nesta sexta-feira, 25, um apelo para que a população faça doações às vítimas das enchentes. Segundo o último relatório divulgado, já há quantidade suficiente de alimentos e de água mineral, até por conta da ajuda do Governo Federal e Estadual. Mas, outras doações ainda são necessárias às famílias que perderam as casas por conta da tragédia.

O relatório mostra que, em Santana do Mundaú, são mais necessários material de limpeza e higiene; em União dos Palmares, a população está precisando de material de limpeza e de higiene, além de velas e fósforos; em Branquinha a necessidade maior é de velas e fósforos; e em Murici, as famílias atingidas pela enchente do rio Mundaú precisam de fraldas descartáveis, velas, material de limpeza e de higiene.

Além disso, os bombeiros pedem que empresários disponibilizem caminhões para ajudar na distribuição de donativos nas cidades afetadas.