Universia oferece novas ferramentas para a pesquisa

Em parceria com a SCImago Research, Universia oferece ferramenta que permite identificar publicações científicas em distintos países

Desde o mês de maio, a Rede Universia incorporou as suas ferramentas o SCImago Journal & Country Rank, ranking desenvolvida pelo grupo SCImago para classificar publicações científicas listadas na base de dados Scopus de Elsevier desde 1996.

Este ranking permite identificar revistas e diários de acordo com três categorias principais: área de conhecimento, temática e zona geográfica.

Na área do conhecimento é possível selecionar, por exemplo, Artes e Humanidades, Ciências Sociais, Economia e Finanças. Em temática se encontram títulos mais específicos como Arqueologia, Biotecnologia ou Engenharia Eletrônica. Esses resultados podem ser encontrados também por zona geográfica, elegendo o país de onde ser quer obter a informação.

Um dos valores agregados deste ranking é que conta com o SJR Indicador, que é um indicador que mede o prestígio científico e visibilidade dos diários e publicações contidas na Scopus. SCImago desenvolveu este ranking tendo como base o algoritmo idealizado pelo Google, para ordenar seus resultados de busca (mais conhecido como Google PageRank).  Além de sua função principal, também conta com índices com dados de produção, citação e colaboração, gráficos flash e mapas interativos da ciência.

O entorno de avaliação de revistas SJR é um referente consolidado de análise e avaliação da ciência – os rankings são utilizados em numerosos processos de reputação científica, o portal tem 1,2 milhões de visitas únicas anuais.

De agora em diante, os pesquisadores, docentes e universitários que visitem os portais Universia (de qualquer país da Rede) em busca de fontes abertas, poderão encontrar esta útil ferramenta, que permitirá identificar de maneira sensível as publicações mais prestigiadas e reconhecidas para o âmbito da investigação. É possível consultar também no site.