Alunos do Campus Arapiraca participam do Projeto Rondon
Na sexta-feira, 16, às 5 horas da manhã, oito alunos da Universidade Federal de Alagoas partiram para uma missão na região Norte do Brasil. A cidade destino se chama Theobroma, no estado de Rondônia. O local fica a 320 quilômetros da capital Porto Velho. Intitulada Operação Mamoré, 320 estudantes de 82 instituições de ensino superior do Brasil irão desvendar a realidade de comunidades carentes dos estados do Maranhão, Pernambuco e de Rondônia através de mais uma etapa do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa.
- Atualizado em
Jhonathan Pino – jornalista
Entre os dias 19 a 30 de julho, os rondonistas promovem atividades socioeducativas com as comunidades locais com o intuito de capacitar gestores municipais, conselheiros e multiplicadores em ações que visem o desenvolvimento social: como o acesso à renda, o enfrentamento da exploração do trabalho infantil, técnicas de ensino e aprendizagem, além de acolhimento e humanização no atendimento de saúde.
Como é um projeto multidisciplinar, os rondonistas da Ufal são de diversos cursos: Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Serviço Social e Biologia, todos do Campus Arapiraca. Eles, juntamente com os professores Jarbas Ribeiro e Bruno Macedo desenvolveram um plano de atividades culturais e recreativas com o objetivo de atender todas as faixas etárias do município através de palestras, exibição de filmes, passeatas e atividades físicas.
Conforme Jarbas, um dos orientadores do grupo na Ufal, o mérito da realização do projeto na Universidade foi dos alunos: “eles foram os protagonistas do projeto, realizaram a maior parte dele e só depois me convidaram para orientá-los”, ressaltou o professor.
Os alunos desenvolveram o projeto faltando apenas uma semana para o término do prazo. “Fomos nós que tomamos a iniciativa. Como faltava uma semana para o encerramento das inscrições e ninguém tinha manifestado interesse na Universidade, resolvemos fazer nós mesmos o projeto”, relatou Igor Raphael, aluno de Enfermagem e um dos rondonistas.
Segundo Erielly Bezerra, também estudante de Enfermagem, todos os estudantes do Campus Arapiraca já estão acostumados a trabalhar com projetos extensionistas, “na Ufal sempre fomos muito incentivados a colocar em prática o conhecimento adquirido através de projetos de extensão: isso nos ajudou a desenvolver o plano de atividades do Projeto Rondom”, ressaltou Erielly.
Expectativas
Antes da viagem, na quinta feira, 15, os rondonistas foram recebidos pelo reitor em exercício, Eurico Lôbo e pelo Pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, no gabinete da Reitoria, onde relataram suas expectativas para a viagem. “Estamos ansiosos para colocar em prática tudo que planejamos”, disse Erielly.
“Espero que vocês aproveitem muito bem esse momento, pois é uma experiência extraordinária conviver com outras pessoas e culturas diferentes”, relatou Eurico. “É a primeira turma da Ufal que está participando do projeto a nível nacional e por isso o trabalho de vocês com certeza irá provocar uma mudança na forma de pensar daquela população”, acrescentou Eduardo Lyra. No nordeste, além da Ufal, apenas a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) foi aprovada para participar desta operação.