Cine História Solidário no Pré-vestibular Comunitário

Rotina não é uma palavra que pertence ao vocabulário da equipe de professores do Pré-Vestibular Comunitário da Ufal. Além das aulas de segunda a sexta feira, os sábados e domingos também não saem do calendário de aulas.  Neste domingo, 18 de julho, às 9h, no auditório do antigo Csau, no Campus Maceió, acontece o 3º Cine História, organizado e ministrado pelo bolsista Alexandre Alves, discente do curso de História.

O objetivo do evento é, a partir da exibição de filmes, estimular o aprendizado dos conteúdos programáticos utilizados no PSS de forma lúdica para uma formação de consciência crítica, aumentando a capacidade de compreensão e utilização dos mesmos neste processo seletivo e na vida.

Os organizadores entendem que em tempos de tecnologias e mídias é necessário auxiliar os estudantes a utilizarem estes recursos para melhorar o desempenho. O projeto surgiu para diminuir as lacunas ainda existentes na educação do Estado.

Os alunos do Pré-Vestibular Comunitário devem levar um 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para as vítimas das cheias que atingiram alguns municípios de Alagoas. Mais informações: 3214-1130 / 3214-1091.

9h - Apresentação: “Porque e como usar filmes no ensino de história”

9h30min - 1ª questão Pré-História, filme: “Guerra do Fogo” - ano 1981

10h - 2ª questão Antiguidade Oriental, filme: “O Egípcio” - ano 1954

10h30min - 3ª questão Grécia per. Arcaico, filme: “A Odisséia” - ano 1997

11h - 4ª questão Grécia per. Clássico, filme: “Os 300 de Esparta” - ano 1962

11h30 - 5ª questão Grécia per. Helenístico, filme: “Alexandre” - ano 2004

12h - Intervalo

12h15min - 6ª questão Roma República, filme: “Spartacus” - ano 1960

12h45min - 7ª questão Roma Império, filme: “Rome” seriado HBO - ano 2006

13h15min - 8ª questão Roma Cristianismo, filme: “Ágora” - ano 2010

13h45min - 9ª questão Roma Declínio, filme: “A queda do Imp. Romano - ano 1964

Música na Igreja

O Concerto de Férias, com a Orquestra da Ufal, está levando música e canto para o Centro da cidade, nesta sexta-feira, 16, às 19h 30, na Igreja de São Benedito. A apresentação faz parte do Programa Música na Igreja e conta com o apoio da própria igreja, da Proex e da Escola Técnica de Artes (ICHCA). No  concerto, os cantores Claudinete Lima, Luciano Peixoto e Bruno Sandes interpretam algumas composições do repertório clássico, sob a regência de José Alípio Martins e Nilton Souza. A entrada é livre

Olhares para Além do Texto

A mostra  Olhares para Além do Texto, estará na Galeria de Artes Visuais do Cine Sesi Pajuçara, de 19 de julho a 22 de agosto. Treze olhares revelam, com sutileza, o erotismo e a esperança encontrados no dia-a-dia. As fotos que esta mostra reúne evidenciam, portanto, a ligação entre duas linguagens artísticas, a literatura e a fotografia, resultando em percepções delicadas e intensas do que há de poético, sobretudo na natureza. A mostra é um resultado dos cursos “O erotismo na literatura”, “O romance contemporâneo: recortes”  e  “Literatura e cinema: diálogos”, promovidos sob a coordenação da escritora Arriete Vilela.

Oficina sobre Tim Burton

Um desvio da Percepção: Tim Burton e a Descoberta do Mundo pelo Fantástico” é o tema da oficina que será ministrada no sábado, 17, e no domingo, 18, sempre das 9h às 12h, no Centro Cultural Sesi (Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara). O objetivo é ingressar nos universos criados pelo cineasta de “Alice no País das Maravilhas”, “A Noiva Cadáver” e “Edward Mãos de Tesoura” para analisar personagens, cenários e suas representações com a realidade, em termos estéticos e humanos. Os instrutores são Ricardo Lessa Filho e Ranieri Brandão. Inscrições até o dia 17, na bilheteria do Cine Sesi Pajuçara. Valor: R$ 30,00. Tel.: 3235-5191.

Cinema na praça

O Cine Sesi Cultural chega a sua 9ª edição este ano levando, mais uma vez, cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Nesta edição, os primeiros estados a serem visitados serão Paraíba, Alagoas e Minas Gerais. A primeira cidade alagoana a receber a telona será Atalaia, onde a população vai poder assistir aos filmes Se eu fosse você 2, Pequenas Histórias e A Era do Gelo 3. Também serão exibidos os curtas Os Filmes que eu não fiz, Vida Maria e Josué e o pé de macaxeira. A caravana do Cine Sesi Cultural fica no município nos dias 16, 17 e 18 de julho, abrindo oficialmente a temporada do projeto em solo alagoano.