Concluintes do Campus Arapiraca destacam-se em concursos públicos

Mais dois alunos do Campus Arapiraca colaram grau antecipadamente por terem sido aprovados em concurso público: o formando de Educação Física/Licenciatura, Moizés Antônio da Silva Neto, e a formanda de Química, Gislania Pereira da Silva Farias, foram aprovados no concurso público para Prefeitura de Arapiraca, em suas respectivas áreas. O agora professor de Educação Física colou grau juntamente com Carlos Renato Guedes Ramos, do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), do Campus Maceió.

Moizés Neto, Carlos Guedes Ramos e o reitor em exercíco Eurico Lôbo

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

A cerimônia foi conduzida pelo vice-reitor, Eurico Lôbo, e além das presenças dos familiares dos recém-formados contou com a participação da coordenadora do curso de Educação Física/ Licenciatura do Campus Arapiraca, Vannina Assis; da professora Simone Ferreira; e da representante do Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA), Olivan Alves da Silva.

Moizés Neto é filho dos professores da rede municipal de Arapiraca, sua terra natal, Arnaldo Rocha e Silva e Euse Eny Gomes Leão Rocha. Ingressou no Campus Arapiraca em 2006 e foi aprovado, antes mesmo de completar o curso, no concurso da Prefeitura Municipal de Arapiraca, e em mais dois concursos de outros municípios alagoanos: Girau do Ponciano e Marechal Deodoro.

Para que o aluno do Campus Arapiraca pudesse tomar posse, que ocorreu no final do mês de junho, houve um grande empenho dos profissionais da Ufal em Arapiraca: os professores adiantaram as disciplinas do curso, e com as horas flexíveis e a defesa de TCC, que foi orientado pela professora Joelma Albuquerque, Moízes foi o quarto aluno do Campus Arapiraca a colar grau antecipadamente.

O vice-reitor Eurico Lôbo ressaltou a importância da interiorização da Universidade e o empenho dos alunos e professores do Campus Arapiraca e Polos. “Se a Ufal não tivesse se interiorizado, talvez muitos nem tivessem a oportunidade de cursar o ensino superior. Esses são nossos frutos, quatro alunos com empregos garantidos”, disse ele.

Arnaldo Rocha e Silva, pai de Moizés, também ressaltou o quanto a Ufal é importante para a sociedade arapiraquense e para as cidades circunvizinhas. “Sou professor de História, este é meu terceiro filho formado, e tenho certeza que muitas famílias jamais poderiam ter seus filhos numa Universidade se não fosse o processo de interiorização. Melhor ainda é saber que isso ocorre com a mesma qualificação e o mesmo empenho que no Campus Maceió. Tenho certeza que em dez anos teremos uma nova Arapiraca, um novo Polo”, ressaltou.

A coordenadora do curso, Vaninna Assis, disse que a formação deste e dos outros alunos é um reflexo da formação, do empenho, do compromisso com o curso e, consequentemente, com a área. “Este é o papel da Universidade no interior: formar profissionais para transformar a realidade, e nossos primeiros sinais já estão surgindo, já estamos dando retorno à sociedade.”