Estado e HU inauguram Centro de Referência em Câncer do Colo de Útero

Secretário de Saúde assina convênios com a ufal

Josenildo Tornes, da Agência Alagoas

Com o objetivo de garantir atendimento às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) no que diz respeito ao diagnóstico precoce e tratamento de câncer do colo de útero, foi inaugurado nesta quinta-feira (22) o Centro de Referência para o Câncer do Colo de Útero do Hospital Universitário (HU). A solenidade de inauguração contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, do vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo, e do diretor do HU, Paulo Teixeira.

Durante o seu discurso, Herbert Motta disse que o Centro representa mais um serviço à disposição das usuárias do SUS, que agora poderão ter o diagnóstico precoce das lesões que desencadeiam o câncer genital feminino. “O novo serviço também funcionará como centro especializado no tratamento das lesões pré-cancerígenas de colo do útero”, informou.

Na oportunidade, Motta fez a entrega de sete colposcópios, que irão permitir a identificação de alterações na vagina e no colo do útero. Além disso, ele assinou um convênio no valor de R$ 200 mil para a aquisição de mais equipamentos e insumos. “O HU é um hospital de referência para o ensino e oferece atendimento de qualidade para os usuários do SUS. Por isso, a Sesau firmou mais esta parceria, visando estruturar os serviços que trarão grandes benefícios à população”, ressaltou Herbert Motta.

Ainda em seu discurso, ele salientou que o Centro de Referência para Câncer do Colo de Útero no HU irá servir como unidade de capacitação dos profissionais que atuam neste ramo da medicina. “Com este serviço, conseguiremos evitar muitas mortes e, ainda, propiciar que os profissionais aprendam as técnicas de manuseio dos aparelhos de colposcópio de alta frequência, assegurando mais profissionais habilitados na área e descentralização do serviço para as 13 microrregiões do Estado”, disse Motta.

Já o vice-reitor da Ufal, Eurico Lôbo, destacou que a implantação da unidade no HU só foi possível graças à parceria firmada entre a maior universidade pública de Alagoas e o governo do Estado, que na semana passada inaugurou a nova Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da maternidade do HU.

“Vivemos um tempo de grandes parcerias com o governo do Estado e todas elas estão trazendo grandes benefícios à população e aos acadêmicos, que têm a oportunidade de utilizar serviços bem estruturados para colocar em prática a teoria da academia”, observou.

Também presente à cerimônia de inauguração, o diretor do HU, Paulo Teixeira, salientou que os médicos ginecologistas poderão encaminhar suas pacientes para o novo centro, tão logo verifiquem que os exames de citologia apresentaram alterações.

“Isso só será possível porque iremos disponibilizar exames de colposcopia, vulvoscopia e vaginoscopia, além de cirurgias de alta frequência e de traquelectomia”, destacou, ao relembrar que o diagnóstico do câncer do colo do útero pode ser realizado por meio do Papanicolaou, daí porque a necessidade de visitar o ginecologista periodicamente.

Casos – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que este ano em Alagoas deverão surgir 270 novos casos de câncer do colo do útero, destes, 110 devem surgir em Maceió. Em todo o país, a estimativa é de 18.430 casos.

Assista ao vídeo da inauguração.