Estudantes participam de Projeto Nacional de Comunicação para a Juventude
Os estudantes Alan Fagner e Daniel Silva vão participar, entre os dias 10 a 13 de outubro deste ano, do 4º Encontro Nacional da Viração em Brasília. A Viração é uma ONG atuante em 24 estados brasileiros que trabalha com a produção de mídias independentes e o estímulo de produção midiática entre jovens de todo o Brasil.
- Atualizado em
Avanny Oliveira – estudante de Jornalismo
Alagoas conta com a participação de voluntários, entre eles, alunos de comunicação da Ufal e de estudantes do ensino médio da Escola Ovídio Edgard, localizada no Tabuleiro. Os participantes da universidade são integrantes do Projeto Interação Jovem – Juventude, Educação e Comunicação Alternativa (Jeca) - que oferece aos alunos de ensino médio diversas oficinas de comunicação: redação, novas mídias, jornal mural, rádio, etc., com o intuito despertar nos estudantes a produção de conteúdo jovem e com uma linguagem própria.
O Jeca também é um projeto de extensão da Ufal, sob coordenação do professor Antonio de Freitas e a orientação do jornalista Jhonathan Pino. O coordenador do projeto destaca que esta viagem é um fato importante para os estudantes. “A atividade vem reforçar a educomunicação e a ‘troca de olhares’ culturais entre os jovens, fortalecendo os valores dos envolvidos na comunicação”, disse Antonio Freitas.
Sobre a Viração
A Viração nasceu em março de 2003 com o objetivo de unir jovens e adolescentes de todo Brasil em torno de princípios, como a defesa dos direitos humanos, a educação à Paz, à solidariedade entre os povos e à pluralidade étnica e racial. Mais que uma publicação, a revista possui um grande diferencial: possibilita ao jovem ser inserido na construção e discussão problemática da comunicação no país. Os “virajovens” opinam, sugerem e colaboram com a produção de reportagens, artigos e entrevistas.
A Vira conta ainda com o Conselho Editorial Jovem (o Virajovem), formado por jovens e adolescentes que se encontram online uma vez por mês para avaliar as revistas impressa e digital, propor pautas e discutir a realidade juvenil brasileira e mundial.
Existem Virajovens em 24 Estados, alguns grupos ainda estão se consolidando. O projeto conta com o apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes (NCE/ECA) da Universidade de São Paulo, da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Agência Internacional pela Paz (Ipaz). Em Alagoas, a Viração é projeto de Extensão da Ufal.