Núcleo de Inovação Tecnológica promove curso sobre Propriedade Intelectual

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), realiza até sexta-feira, 6 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o curso básico em Propriedade Intelectual, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no Campus Maceió.

professora Sílvia Uchôa e o Engenheiro Sérgio Bernado

A propriedade Intelectual é um meio de aproximar universidade e empresa, sendo um instrumento de difusão do conhecimento, que favorece o avanço tecnológico e o desenvolvimento institucional. “É uma forma também de garantir aos inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto (seja nos domínios industrial, científico, literário e artístico) o direito de auferir, ao menos por um determinado período de tempo, proteção e recompensa pela própria criação”, explica a professora Sílvia Uchôa, coordenadora do NIT, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçao.

Segundo Sílvia Uchôa, o curso tem por objetivo despertar o interesse do pesquisador pelo tema e ao mesmo tempo esclarecer questionamentos e dúvidas relacionadas ao assunto. O público-alvo são professores, pesquisadores, alunos envolvidos em projeto de pesquisa, profissionais diplomados em nível superior que atuam em NITs ou entidades vinculadas à área de Propriedade Intelectual.

Para mais informações sobre o Nit, acesse o site.

Alagoas sediou o Seminário Nordestino de Propriedade Intelectual

O Núcleo de Propriedade Intelectual, do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Alagoas, coordenado pelo professor Querino Mallmann, e o Núcleo de Estudos Avançados em Propriedade Intelecutal da Universidade Federal de Sergipe (UFS), coordenado pela professora Carla Eugênia Caldas, promoveram em Maceió o III Seminário Nordestino de Propriedade Intelectual, realizado no Centro de Convenções, de 10 a 12 de maio.

Cerca de 800 participantes estiveram no Seminário. A grande participação no evento revelou como o tema tem despertado a atenção de pesquisadores, que precisam preservar os direitos sobre os resultados do trabalho. Muito disto se deve a rápida disseminação da cultura, dos conhecimentos, através dos modernos meios de comunicação, causando uma verdadeira revolução tecnológica com a transmissão de dados e informações nunca antes visto na história da humanidade.