Pesquisa de Química do Campus Arapiraca é apresentado na Espanha


- Atualizado em

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

O professor Wander Gustavo Botero, do curso de Química do Campus Arapiraca está entre os 500 participantes do XV International Humic Substances Society e teve trabalho premiado entre os 10 melhores, dentre os 45 enviados ao evento internacional. O congresso transcorre até esta sexta-feira, dia 2, e além do trabalho de Wander, no Brasil, só mais uma pesquisa foi selecionada, a da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos - SP.

O congresso mundial ocorre a cada dois anos, reunindo especialistas na área de substâncias húmicas, que são moléculas que se originam da degradação de resíduos de animais e plantas presentes em ambientes aquáticos e no solo.

O trabalho do professor Wander Botero trata "Characterization of the interactions between aquatic humic substances from tropical rivers and endocrine disruptors, using  an ultrafiltration procedure and gas chromatography – mass spectrometry". O estudo científico estudou as interações entre as substâncias húmicas e os interferentes endócrinos (hormônios e plastificantes) e a influência das substâncias húmicas na biodisponiblidade desses contaminantes no ambiente.

Resultado da tese de doutorado defendida no dia 24 de junho na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, o trabalho contou com a participação de três alunos de doutorado, dois de iniciação científica, um aluno de pós-graduação, além de professores da Unesp Sorocaba e Araraquara. “No Estado de Alagoas estudos têm sido feitos para avaliar as características das substâncias húmicas na região e diversos alunos do curso de Química do Campus Arapiraca vêm participando das pesquisas  nessa área”, enfatiza Wander.