Programa apresenta realidade universitária aos novos servidores

Receber as boas vindas, esclarecimentos sobre programas, projetos e serviços disponíveis na Universidade foi o que os novos servidores técnicos e docentes empossados esse ano, de janeiro a julho, tiveram no Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins), realizado na quarta-feira, 30 de junho e na quinta-feira, 1 de julho. Participaram os servidores dos campi Maceió, Arapiraca e do Sertão.

O Pins reuniu servidores dos três Campi

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

No primeiro dia os servidores analisaram e discutiram os painéis “A realidade do Estado de Alagoas x Compromisso social da Ufal”, conduzido pelo pró-reitor de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato e pelos professores Bruno Cavalcanti, do Instituto de Ciências Socias, e Cícero Péricles, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

O vice-reitor Eurico Lôbo fez a abertura do evento ressaltando que os servidores representam os agentes principais do desenvolvimento de Alagoas e isso é um desafio enorme. Estavam presentes nos debates os pró-reitores e os integrantes da pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho(Progep) e da Pró-reitoria da Graduação (Prograd).

Eurico Lôbo ressaltou a presença dos servidores que trabalham nos campi do interior e as formaturas antecipadas de cinco alunos do Campus Arapiraca por aprovação em concurso público. O pró-reitor João Carlos Barbirato complementou: “O que estamos fazendo é oportunizar: a Ufal está dando condições para as pessoas seguirem em frente”.

Na tarde do mesmo dia, a discussão abordou as oportunidades e serviços disponíveis para os servidores através das seis pró-reitorias, momento em que servidores como Jacqueline Freire, assistente em administração do Hospital Universitário empossada em fevereiro deste ano, tomam conhecimento, por exemplo, que o Departamento de Administração de Pessoal (Dap), subordinado à Progep, planeja e responde pela administração de pessoal da Ufal.

No segundo dia os novos servidores receberam os informes da Progep e do Dap, além de retirar as possíveis dúvidas sobre regime e sistema acadêmico. À tarde, os novos integrantes da Ufal foram apresentados à Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e à professora Maria das Graças Tavares, ex-pró-reitora de Graduação, que ministrou a palestra “O professor universitário: concepções e desafios”.

Servidores técnicos e docentes participaram de momentos distintos, no terceiro dia, com debates sobre as entidades sindicais e a Comissão Interna de Supervisão(Cis). Já os docentes participaram do painel “Conhecendo a entidade sindical: Adufal” e foram esclarecidos sobre o CPPD – Progressão Funcional.

O encerramento do programa ainda foi marcado pelo treinamento dos servidores técnicos para a utilização do Sistema de Informações para o Ensino (Sie), que informatiza todos os processos acadêmicos e administrativos da instituição.