Programa Renorbio
- Atualizado em
“Atraentes de Moscas dos chifres em bovinos”, é outro estudo que vem sendo desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Recursos Naturais, dentro do programa Renorbio da Ufal. A pesquisa é da aluna Cenira Monteiro de Carvalho, tem a orientação da professora Marília Goulart e objetiva fazer o controle natural de moscas dos chifres, que é um hectoparasita hematófago (que se alimenta de sangue sugado de bovinos ou eqüinos). O estudo está na fase inicial e será concluído dentro de dois anos.
Pensado para integrar o Nordeste pela Biotecnologia objetivando o desenvolvimento da região, o Programa Renorbio vinha sendo discutido desde 2000, mas entrou em pleno funcionamento em agosto de 2006, com a primeira entrada de alunos. O professor Euzébio Goulart informa que atualmente cerca de 400 alunos participam do programa que funciona em rede com os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e o Espírito, envolvendo 29 instituições do país. “Em nosso Estado integram o programa a Ufal e a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), contando atualmente com 24 alunos”, diz Euzébio.
O Brasil é um dos maiores detentores de biodiversidade e a Biotecnologia é uma área de forte aplicação industrial em setores que representam parte considerável das exportações nacionais e integram, de forma relevante, a base produtiva da economia do país. O Nordeste possui 42 por cento da sua área constituída pelo semi-árido, uma região com clima e biodiversidade únicos em todo o mundo e tem o cenário muito promissor para a Biotecnologia. “O objetivo é formar profissional gabaritado em vários campos de conhecimento visando desenvolver economicamente o Nordeste”, enfatiza Euzébio Goulart.
A Biotecnologia refere-se a um conjunto amplo de tecnologias que envolve a utilização, alteração controlada e a otimização de organismos vivos ou suas partes, células e moléculas, para a geração de produtos, processos e serviços. Seus resultados são aplicáveis e utilizados por diversos setores como saúde, agroindústria e meio ambiente e envolvem várias áreas do conhecimento. A exemplo da biologia molecular, genética, fisiologia, farmacologia, veterinária, reprodução, microbiologia, química, engenharia de alimentos.