Longe de casa: alunos de outras cidades viram moradores de Santana do Ipanema

Aula Inaugural em Santana do Ipanema, em agosto desse ano, lotado de feras vindos de várias cidades do Sertão | nothing

Texto: Lídia Ramires / Fotos: Diego Gourthieres

O projeto de interiorização da Ufal trouxe à Santana do Ipanema novos alunos e também novos moradores. Além de garantir acesso aos alunos do município e da região circunvizinha aos cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, a implantação da Ufal no Sertão possibilitou à chegada de estudantes de municípios distantes e uma nova realidade: viver longe de casa.

Distantes da família, dos amigos e da cidade natal, eles começam uma nova vida. Além do desafio do início de um curso superior, esses jovens vivem a experiência de administrar o tempo, as aulas, a moradia e a responsabilidade das decisões diárias, antes entregue aos pais.

Os alunos de Ciências Contábeis, José Renato Barreto, 21, e Lucas Pacheco, 17, se conheceram no dia da matrícula. Os pais acompanhavam os filhos e, em meio à conversa sobre a preocupação com a estada, ficou decidido que os dois dividiriam despesas e moradia em uma pousada da cidade. “O Lucas é o ‘dono’ da chave. Como vou à Arapiraca todas as manhãs e volto no início da tarde, fico apenas para dormir depois das aulas à noite”, explica José Renato. Lucas morava com a família em Maceió e, com a nova rotina, retorna à capital apenas no sábado e diz que o dia a dia com o colega é tranquilo. “Somos bem parecidos, aí fica fácil a convivência”, diz Lucas.

Para Layla Moura, 21, dividir casa com a colega de turma Hosana de Souza, 19, tem sido um aprendizado. “Temos temperamentos fortes e precisamos equilibrar o que cada uma quer para que a parceria dê certo. Até agora está tudo bem e esperamos que seja sempre assim”, explica a estudante que, longe de casa, diz sentir falta do conforto e da segurança dos pais sempre por perto. As tarefas de casa, as compras e o aluguel agora são preocupações das duas. “A cada dia uma assume as tarefas”, esclarece a arapiraquense Hosana.

A mudança exige em alguns casos, além da adaptação à nova rotina doméstica, a responsabilidade de se manter em outra cidade exige dividir o tempo entre estudo e trabalho. Francisco Valença, 18, que ao saber da aprovação no PSS, distribuiu currículos pelas lojas da cidade, foi selecionado e já está empregado. “Sai de Coruripe e vim para Santana do Ipanema para o início das aulas e do trabalho num supermercado”, explica Francisco.

As aulas na Unidade de Ensino de Santana do Ipanema começaram em agosto passado, reunindo uma média de 150 alunos nos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Essa unidade integra o Campus do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia, onde oferece seis cursos e as aulas já foram iniciadas em março passado.