Alagoanos são homenageados em lançamento de livro no sertão

José Marques de Melo agradece as homenagens

No mês de setembro, o alagoano, professor de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e diretor da cátedra Unesco de Jornalismo, José Marques de Melo, esteve no Estado para o lançamento de mais uma de suas obras, em parceria com a professora Rossana Gaia, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal): o livro Sertão Glocal: um mar de ideias brota às marges do Ipanema, que reúne textos de 18 autores sobre o sertão alagoano. O lançamento da obra, que contou com algumas surpresas, foi feito nas cidades de Maceió e Santana do Ipanema.

Durante as cerimônias, muitas homenagens foram concedidas aos autores, mas a que ficou marcada foi o encontro de Melo com amigos de sua turma de 1957 do Ginásio Santana, na cidade de Santana do Ipanema, onde foi fixada placa com o nome dos alunos. Segundo Rossana, a homenagem foi mais do que adequada, por esta ser “uma cidade vital no processo de formação intelectual” do professor. Ela garante que o evento superou qualquer expectativa dos organizadores.

A professora reconhece a importância da participação dos autores na produção dos textos, que cederam os direitos autorais à Ufal, por meio de sua editora, a Edufal, visando maior difusão do conteúdo do livro através de redução de valores. “Todos dispensam apresentações pela atuação que mantêm na cena cultural alagoana, seja escrevendo livros, artigos, crônicas, ou coordenando a navegação em mares cibernéticos”, diz.

Marques de Melo também destaca a participação dos autores, que são cidadãos santanenses ou de outros municípios. “Este livro foi projetado como um testemunho dos intelectuais orgânicos da diáspora santanense, reavivando o simbolismo diluído pelo tempo e esmaecido pelo espaço. Seus autores são majoritariamente escritores ou criadores que preservaram a memória ‘glocalizada’ às margens do Ipanema. A todos eles o nosso reconhecimento pelo apoio e prontidão que demonstraram ao produzir textos cativantes em tão pouco tempo”, afirma.

O livro Sertão Glocal: um mar de ideias brota às margens do Ipanema pode ser encontrado na Edufal, localizada no prédio da Reitoria da universidade, ou na rede da Livraria Cultura e Livraria Travessa (no Rio de Janeiro) com o valor de R$ 40.