Alunos do Instituto de Matemática se destacam em prêmios nacionais e internacionais


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Professor André Contirro, aluno Alan Anderson Pereira  e professor Adelailson Peixoto
Professor André Contirro, aluno Alan Anderson Pereira e professor Adelailson Peixoto

William Correia – estudante de Jornalismo

 

Duas grandes premiações de âmbito nacional e internacional tiveram entre seus vencedores trabalhos de alunos do Instituto de Matemática da Ufal. A dissertação de mestrado de Allyson Ney Teodósio Cabral, “Visualização da Curvatura de Objetos Implícitos em um Sistema Extensível”, e o aluno do Bacharelado, Alan Anderson Pereira, foram os premiados.

 

Allyson Teodósio teve seu trabalho premiado como o segundo melhor entre outras 20 dissertações de Mestrado e 10 teses de Doutorado de todo o país no SIBGRAPI, o maior evento de Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Visão Computacional da América Latina, que é realizado desde o ano de 1988 e em 2010 teve Gramado (RS) como sede.

 

O SIBGRAPI é uma conferência composta por workshops e oficinas com temáticas de diferentes áreas. Os melhores trabalhos apresentados no eventyoela são publicados em Revistas Qualis (utilizadas para divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação stricto sensu, classificados por âmbito de circulação, qualidade e área de atuação).

 

Prêmio Votorantim OBMEP

 

A outra premiação foi concedida a Alan Anderson Pereira por meio do Instituto Votorantim, que premia alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que estejam cursando o ensino superior e participem do Programa de Iniciação Cientifica e Mestrado (PICME) em universidade credenciada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

 

Quinze alunos foram premiados, entre os cinqüenta e dois jovens, de mais de 20 faculdades de 4 regiões do país, que estavam inscritos no Prêmio Votorantim OBMEP. O objetivo do prêmio é dar apoio financeiro aos estudantes, de modo que tenham maior autonomia e possam se dedicar à formação acadêmica.